Notícias
ANS e Sesi realizam ‘Diálogo de Saúde Suplementar’ no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 12/08, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, o “2º Diálogo de Saúde Suplementar: o Desafio da Coordenação do Cuidado nos Planos Coletivos Empresariais”, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O encontro teve como objetivo, estabelecer um diálogo colaborativo entre empresas contratantes de planos e operadoras, criar uma visão de futuro compartilhada, articular o papel dos diversos atores envolvidos para a promoção da melhoria do sistema de saúde suplementar e promover a reflexão e a colaboração acerca da coordenação do cuidado em saúde entre operadoras e empresas contratantes de planos de saúde. Atualmente, 67% dos beneficiários de planos de saúde estão em planos coletivos empresariais.
O encontro reuniu mais de 120 representantes de empresas contratantes, operadoras de planos de saúde, sociedades, indústria farmacêutica e da ANS. O presidente da Agência, Leandro Fonseca abriu o evento enfatizando a importância da dinâmica coletiva para a construção de um modelo assistencial mais resolutivo, salientando a representatividade do setor para a retomada de crescimento econômico brasileiro. “O setor de saúde suplementar é uma peça-chave não só pela geração de empregos ou pela geração de indicadores e resultados em saúde, mas também para o crescimento sustentável do País. Por isso, é importante estimularmos o diálogo para que possamos criar um novo modelo assistencial onde o contratante seja um cogestor da saúde de sua população em parceria com a operadora e que essa gestão entregue resultados que importam ao paciente”, declarou.
Na mesma perspectiva, o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel destacou a satisfação em presenciar o interesse dos diversos atores engajados na discussão da necessária mudança do modelo assistencial, evidenciando a importância do encontro. “Este evento demonstra a relevância da cooperação dos diversos setores reunidos que já nos tem trazido inúmeras e essenciais sugestões para que possamos implementar no futuro próximo, fortalecendo as relações entre contratantes de planos de saúde e operadoras, qualificando a prestação do cuidado na saúde suplementar” avaliou.
Durante todo o dia, os representantes participaram de dinâmicas e oficinas que promoveram o resgate do diálogo, criando a oportunidade de compartilhar saberes e reflexões e estabelecendo um espaço de troca. Para a especialista do SESI, Georgia Antony, o encontro ajudou a aumentar a compreensão do sistema de saúde e o papel dos diferentes atores. “Os participantes experimentaram a interlocução e saíram do “lugar comum”, trazendo muita riqueza para as discussões apresentadas nas oficinas, trazendo novas ideias como a inclusão da família no cuidado e a integração de setores como indústria farmacêutica e prestadores, sinalizando oportunidades da contribuição na inovação tecnológica para o fortalecimento de um novo modelo de saúde assistencial” comemorou Georgia.
Para a gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Katia Audi, a criação de um espaço de conversação entre diversos atores e o pioneirismo da Agência reguladora nesta construção coletiva são as maiores conquistas do evento. “A ANS está sendo precursora de uma ação fundamental onde ela está discutindo temas conversão de dados em informações que podem melhorar o cuidado na saúde suplementar e ouvindo representantes do setor que estão buscando, mutuamente, os resultados baseados em valor, sustentabilidade e melhor qualidade para o setor de saúde suplementar”, finalizou.
Os próximos encontros do “Diálogo de Saúde Suplementar” serão realizados no dia 27 de agosto em Salvador e 9 de setembro, em Curitiba.
Diretor-presidente da ANS, Leandro Fonseca, na abertura do evento
Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel
Dinâmica de grupo realizada durante o evento