Notícias
Aviso para operadoras
ANS prorroga inscrições para o Projeto Cuidado Integral à Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou o prazo para inscrições no segundo edital do Projeto Cuidado Integral à Saúde. Agora, as operadoras terão até o dia 15/01 do próximo ano para encaminhar os seus projetos. Serão selecionadas 25 experiências de operadoras de planos de saúde desenvolvidas em conjunto com os próprios serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), credenciados ou referenciados.
As operadoras poderão inscrever até dois serviços de APS a serem acompanhados no projeto. Entre os pré-requisitos para inscrição estão:
- ter registro ativo como operadora junto à ANS;
- possuir beneficiários ativos;
- não estar em direção fiscal;
- não estar em liquidação extrajudicial
Após a seleção, as operadoras dessa nova fase do projeto receberão apoio especializado, por meio de mentoria, para a implementação de um modelo de atenção baseado na APS, de acordo com o Manual de Certificação em APS da ANS. Além disso, terão a oportunidade de participar de sessões de aprendizagem virtuais e presencias, que são reuniões de alinhamento, discussão e compartilhamento de experiências.
Outras atividades incluem a participação do Programa de Capacitação Cuidado Integral à Saúde, curso com temas de interesse a operadoras e serviços de APS, que será coordenado conjuntamente pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), parceiros da ANS no Projeto Cuidado Integral à Saúde, juntamente com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). O intuito é fortalecer competências dos participantes e a simulação de uma vista diagnóstica da Certificação de APS para fins de aprendizado e observância a todos os itens do Manual de APS da ANS.
As operadoras interessadas em participar do processo seletivo deverão efetuar a inscrição no portal da ANS até 15/01/2024, e seguir o seguinte passo a passo, após fazer o login:
- acessar o sistema Protocolo Eletrônico;
- clicar em Iniciar Petição;
- selecionar o tipo de protocolo "DIDES: Projeto cuidado integral à saúde - APS"
- selecionar o assunto “Inscrição para seleção”;
- preencher o formulário conforme orientações de preenchimento;
- enviar o projeto detalhado como documentação anexa.
Clique aqui para acessar o segundo edital.
Para saber mais sobre o Projeto Cuidado Integral à Saúde, clique aqui.
Webinário esclareceu dúvidas sobre o segundo edital
Em 24/11, a ANS realizou o webinário sobre o segundo edital do Projeto Cuidado Integral à Saúde. O evento foi transmitido pelo canal da Agência no Youtube. Em sua fala de abertura do encontro, a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Angélica Carvalho, destacou os resultados obtidos a partir do edital anterior. “Com os dados coletados nestes quase três anos de projeto, já podemos perceber o ganho em qualidade do cuidado para o beneficiário. Destaco o aumento de usuários diabéticos com glicemia controlada, a redução de ida aos prontos socorros, a fidelização aos serviços de Atenção Primária à Saúde e a organização desses serviços para facilitar o acesso dos seus beneficiários”.
Além da Agência, participaram do encontro representantes dos parceiros no Projeto Cuidado Integral à Saúde: o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Institute for Helthcare Improvement (IHI) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Estavam presentes também, compartilhando suas experiências, as operadoras Vita Assistência à Saúde e a Unimed do Vale do Itaquari e Rio Pardo, que fazem parte do primeiro edital do projeto.