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ANS busca melhoria da qualidade das informações assistenciais
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer melhorar a qualidade da informação assistencial que recebe das operadoras de planos de saúde. Para isso, está promovendo encontros com representantes de 56 operadoras de grande porte de todo o Brasil visando a melhoria da qualidade das informações enviadas pelo Sistema de Informação de Produtos (SIP).
A primeira Oficina de Monitoramento da Qualidade da Informação Assistencial foi realizada no dia 10 de março, na sede da ANS, no Rio de Janeiro. Os encontros serão sempre às quartas-feiras, entre os dias 10 de março e 15 de abril, em um total de cinco encontros. O primeiro e o último, reunindo operadoras exclusivamente odontológicas e os demais, reunindo operadoras médico-assistenciais, com ou sem odontologia.
A oficina de 10 março teve início na parte da manhã com a apresentação da gerente da ANS, Kylza Estrela, sobre as mudanças do SIP e sobre a importância do seu correto preenchimento. Em seguida foi a vez da especialista em regulação da saúde suplementer, Michelle Mello, falar sobre a legislação referente ao Sistema, bem como sobre as dúvidas mais comuns do processo. Na parte da tarde, as operadoras reuniram-se reservadamente com os técnicos da ANS para a análise das questões e problemas relacionados a cada caso.
De acordo com a gerente-geral técnico-assistencial de Produtos da ANS, Martha Oliveira, a expectativa é que haja uma melhora sensível da qualidade da informação prestada pelo SIP, visto que as operadoras participantes dos encontros reúnem cerca de 80% dos beneficiários de planos de saúde no Brasil.