Notícias
ANS determina portabilidade extraordinária para os beneficiários da América Saúde
Considerando o grave risco à continuidade da assistência aos beneficiários da operadora América Saúde (razão social: Vip Saúde Ltda.), em Pernambuco, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quinta-feira (07/03/2013) a Resolução Operacional nº 1381, que determina a portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários desta operadora.
Esta medida consiste em garantir aos beneficiários o direito de escolha de um novo plano, sem a necessidade de cumprir novas carências. Caso o beneficiário ainda esteja em carência, esta continuará sendo cumprida na nova operadora.
Para facilitar a portabilidade extraordinária, os beneficiários poderão consultar o Guia ANS de Planos de Saúde no portal da Agência, no módulo de portabilidade especial. A portabilidade poderá ser feita até 06/05/2013.
A ANS também está divulgando a tabela dos planos ofertados para o exercício da portabilidade. Estas tabelas já foram encaminhadas para as operadoras de destino. Com base nelas, o beneficiário poderá fazer a portabilidade diretamente na operadora de sua escolha, que deverá aceitá-lo imediatamente. O beneficiário deverá ter em mãos pelo menos um boleto pago, referente ao período dos últimos dois meses.
O diretor-presidente da ANS, André Longo, afirma que a Agência está acompanhando de perto a situação dos planos de saúde em Pernambuco e trabalhando para sanear definitivamente os problemas enfrentados pelos beneficiários naquela região.