Publicações
Publicações
Guia para a implementação de modelos de remuneração baseados em valor
O Guia para a Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor tem o objetivo de apoiar a elaboração de projetos de modelos inovadores de remuneração baseada em valor para o setor de planos de saúde.
O guia expõe a perspectiva da ANS em relação aos modelos de remuneração com o objetivo de induzir o setor a buscar alternativas e apresenta novas formas de remunerar os prestadores de serviço de saúde (clínicas, hospitais, laboratórios, profissionais de saúde) em substituição ao modelo Fee For Service exclusivo, em que os serviços são desagregados e pagos separadamente, de acordo com a quantidade de cuidados.
O propósito é que os novos modelos assegurem a qualidade dos serviços prestados e não se baseiem exclusivamente na redução dos custos.
A publicação apresenta :
- A síntese das principais características de diferentes modelos de remuneração descritos na literatura;
- As vantagens, desvantagens, modulações possíveis para evitar as limitações e os elementos necessários à implementação do modelo;
- As Diretrizes gerais para implementação de modelos de remuneração baseados em valor;
- A Estrutura do projeto para implantação de novo modelo de remuneração.
Confira o Guia para Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor (.pdf)
Relatório Sobre Monitoramento do Programa Modelos de Remuneração Baseados em Valor da ANS 2024
Documento referente ao relatório descritivo relativo ao Programa Modelos de Remuneração Baseados em Valor da ANS contendo o detalhamento das ações realizadas pela ANS ao longo do ano de 2024."O Guia para a Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor tem o objetivo de apoiar a elaboração de projetos de modelos inovadores de remuneração baseada em valor para o setor de planos de saúde.
PGA 2024 relativo ao Programa Modelos de Remuneração Baseados em Valor (antes do histórico)
Histórico do Grupo Técnico de Remuneração
A ANS vem discutindo a implementação de modelos de remuneração alternativos ao Fee For Service desde 2016, através da criação do Grupo Técnico de (GT) de Remuneração, no âmbito do Laboratório de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação Setorial – LAB-DIDES.
Confira as discussões anteriores.