Gerando uma Intimação Eletrônica
Para gerar uma intimação eletrônica, basta seguir as etapas sucessivas abaixo mencionadas:
- É necessário incluir um documento que foi previamente cadastrado como passível de ser utilizado como meio de intimação, como o Ofício, por exemplo. A inclusão do documento desejado deve ser feita de forma convencional no SEI, por meio do ícone (Incluir Documento), que aparecerá ao clicar em cima do processo desejado.
- Assinar o documento, pois somente documentos assinados são válidos e poderão, assim, servirem como intimação administrativa.
- Clicar no documento assinado e, em seguida, no ícone “Gerar intimação eletrônica”.
Após clicar no botão informado, o sistema exibirá a tela para que seja informado se a intimação será direcionada a pessoa física ou jurídica cadastrada como usuário externo e ativado no SEI. No momento o SEI só faz intimação para PESSOA FÍSICA.
Indicado o tipo de pessoa, no campo disponibilizado faça a pesquisa conforme indicado no exemplo abaixo. É necessário selecionar a Pessoa Física dentro das disponíveis na lista resultante da pesquisa. O simples preenchimento do campo não adiciona o Usuário Externo na lista dos selecionados para a Intimação.
Selecionado o nome da pesquisa, o sistema exibirá no campo ao lado o e-mail do usuário externo para onde ser enviada a intimação:
Confirmado os dados, basta clicar em .
O sistema exibirá o campo para que seja selecionado o tipo de intimação desejada, o documento a ser enviado pela intimação, permitirá também juntar outros anexos e por fim, permitirá indicar o tipo de acesso ao processo (integral ou parcial).
3.1 Tipos de Intimação
Neste campo estará disponível para seleção os tipos de intimação cadastrados. Somente quando for selecionado um tipo de Intimação que exija resposta do usuário, um segundo campo será exibido para seleção dos tipos de resposta.
Se não for o caso de tipo de intimação que exige resposta, basta passar para o campo Documentos da Intimação.
3.2 Documentos da Intimação
No campo Documentos da Intimação, o sistema já exibirá o documento principal da intimação que será enviado para o usuário externo e a possibilidade de inclusão de anexos:
Ao selecionar a indicação de que a Intimação possui anexos, o sistema abrirá o campo para que o usuário possa incluir outros documentos do processo na intimação:
Para incluir os anexos o usuário deve clicar no botão e selecionar outros protocolos do processo na intimação:
Basta selecionar, na coluna ações, o documento desejado e clicar no botão ou marcar mais de um documento e clicar no botão para que os documentos possam ser adicionados à intimação. Feita a seleção e transferência dos documentos clique em .
3.3 Tipos de Acesso Externo
Para finalizar, indique o tipo de acesso que o usuário externo terá ao processo: integral ou parcial. Caso o tipo de acesso externo selecionado seja parcial, será exibido o campo “Protocolos Disponibilizados” para que seja selecionado o protocolo que ficará disponível para o usuário externo, mas o sistema só permitirá ser selecionado o protocolo que não foi incluído no campo “Anexos da Intimação”, uma vez que o usuário já vai ter acesso aos documentos que foram incluídos como anexo.
Feita a seleção, clique em “Gerar Intimação”:
Ao gerar a Intimação o sistema envia a mensagem abaixo:
Leia com atenção e clique em
Após a geração de Intimações é possível visualizá-las clicando no Ícone