Uso do certificado eletrônico
Todos os servidores que necessitem assinar documentos eletronicamente devem solicitar o certificado digital, que é a versão eletrônica do CPF, “e-CPF”, garantindo autenticidade e integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.
Além de identificar com segurança pessoas físicas, o e-CPF garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas via Internet. Além disso, o certificado digital tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que seu proprietário concorda com o documento assinado.
- A solicitação de certificado digital deve ser feita pelo sistema de solicitações internas (OTRS), sistema disponível no link: http://otrs2/otrs/customer.pl;
- Clique na guia “Novo Chamado” e preencha os campos “Área”, “Função” e “Motivo do atendimento” conforme a imagem abaixo;
- No campo “Localidade”, escolha a cidade de acordo com a unidade da ANS onde atua;
- No campo “endereço de A.C.”, selecione o endereço do ponto de atendimento de sua preferência, para apresentação da documentação e emissão de seu certificado digital;
- Preencha os demais campos com os dados pessoais do titular do certificado digital, bem como os campos “Assunto”;
- Detalhe seu chamado no campo “Texto”. O sistema não permite abertura de chamados com o campo “Texto” em branco;
- Após o preenchimento de todos os campos, clique no botão “Enviar”, localizado no canto inferior esquerdo da tela.
Pronto! Você receberá um e-mail de confirmação e poderá entrar em contato com o ponto de atendimento escolhido para agendar sua visita para emissão de seu certificado digital.
Toda comunicação a respeito da emissão de certificados digitais pode ser feita respondendo-se diretamente ao e-mail de confirmação (@soluti.com.br) que o usuário receberá após preencher todos os campos e enviar o cadastro ou pelo e-mail seginfo@ans.gov.br.