A experimentação em sandbox gera benefícios para toda a sociedade. A testagem permite explorar os desdobramentos da tecnologia, priorizando a justiça, a proteção de dados e os direitos dos indivíduos. Dessa maneira, a sociedade pode desfrutar da perspectiva de um desenvolvimento tecnológico dotado de um viés ético.
Os participantes têm o benefício de participar de uma experiência colaborativa em um ambiente multissetorial. As experiências e o aprendizado são relevantes para todos os atores: empresas inovadoras, especialistas, reguladores, consumidores, poder público, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil.
A ANPD está em processo de tomada de subsídios através da consulta à sociedade publicada em outubro de 2023, que traz questionamentos sobre critérios de elegibilidade para o projeto. Após a análise de perspectivas diferentes e sugestões de melhorias, a Autoridade irá informar sobre as regras de constituição e funcionamento do projeto, incluindo os pressupostos para participação por meio de instrumento normativo a ser publicado.