Currículos dos diretores
Rodolfo Henrique de Saboia | Diretor-Geral
Início do mandato: 23/12/2020
- currículo Rodolfo Henrique de Saboia
Rodolfo Henrique de Saboia é bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval (1978), mestre no Curso de Comando e Estado-Maior (1995), doutor em Política e Estratégia Marítimas (2005), ambos pela Escola de Guerra Naval, e especialista em Gestão Internacional pela Coppead-UFRJ (2005).
No serviço ativo da Marinha do Brasil, exerceu diversos cargos, entre os quais: Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais (2008 a 2010), Comandante da Força de Superfície (2010 a 2011) e Coordenador do Programa de Aparelhamento da Marinha (2011 a 2012).
Com mais de 40 anos de serviço, foi transferido para reserva em 2012, no posto de Contra-Almirante.
Na reserva, desempenhou a função de Superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas (DPC), de 2013 até agosto de 2020.
Durante a sua carreira profissional, foi agraciado com dez condecorações em razão da excelência de seu trabalho, participou de diversos seminários, no Brasil e no exterior, e publicou vários artigos.
Symone Araújo | Diretora
Início do mandato: 18/4/2022
- currículo Symone Araújo
Symone Araújo tem ampla e diversificada experiência profissional, tendo iniciado sua carreira em 1988 na Construtora Mendes Júnior S/A, como assistente técnica. Entre os anos de 1988 e 1989, exerceu o cargo de engenheira de projetos no Convênio UFS/NITROFÉRFIL/ITPS. Entre 1989 e 1994, foi diretora técnica da Ambientec Consultoria Ltda. De 1994 a 1999, exerceu o cargo de técnica de nível superior na Delegacia do Ministério da Educação em Sergipe. De 1999 a 2004, atuou como técnico de nível superior na Fundação Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Atuou nos anos de 2015 a 2016 como membro suplente do Conselho Fiscal da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. Foi membro titular do Conselho Fiscal (2013 – 2017) e presidente do Conselho Fiscal (2015 – 2017) da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA.
No período de 2017 a 2019, foi membro titular do Conselho Fiscal, e presidente do Conselho Fiscal da Empresa de Pesquisa Energética – EPE. De 2004 a 2009, atuou como assistente de coordenadora e como coordenadora geral de Processamento, Infraestrutura e Logística de Gás Natural, da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia - MME.
De 2009 até assumir o cargo de diretora da ANP, exerceu o cargo de diretora do Departamento de Gás Natural da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, desempenhando:
- formulação e implementação do Novo Mercado de Gás;
- coordenação adjunta do Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural – CMGN;
- coordenação do Comitê Temático do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Prominp;
- coordenação do grupo de trabalho para harmonização do arcabouço regulatório dos setores de gás natural e de carvão mineral;
- direção geral do Projeto BRA/99/G32 para utilização de ônibus a hidrogênio no transporte urbano no Brasil.
Paralelamente, vem atuando como professora de pós-graduação desde 1997 até a presente data no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT; Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP; e Fundação Universidade Federal de Sergipe, UFS, tendo apresentado publicações de produção científica em cadernos técnicos, capítulo de livro, artigos completos publicados em periódicos e em anais de congressos temáticos, resumos em congressos.
Daniel Maia Vieira | Diretor
Início do mandato: 20/4/2022
- currículo Daniel Maia Vieira
Daniel Maia Vieira é pós-graduado em Controle Externo da Regulação pelo Instituto Serzedello Corrêa/TCU (2010), bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB (2022) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB, 2005). Participou de diversos cursos, treinamentos e palestras afetos aos diversos setores de infraestrutura, privatizações, concessões e parcerias público-privadas.
Profissionalmente, foi Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) entre 2006 e 2008. E de 2008 a 2022, foi Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), onde atuou desde sua posse em trabalhos afetos a Desestatização e Regulação.
Fernando Moura | Diretor
Início do mandato: 20/4/2022
- currículo Fernando Moura Alves
Fernando Moura é Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), possui MBA Executivo em Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). É Especialista em Políticas Públicas pela National Defense University, em Washington-DC e em Direito das Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB).
Profissionalmente, exerceu diversas funções de alta administração no âmbito do Governo Federal. Foi Secretário Executivo Adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Secretário de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, bem como atuou em diferentes segmentos na iniciativa privada, além de integrar conselhos de administração e fiscal de grandes empresas.
Antes de assumir como Diretor da ANP, foi Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente.
Bruno Conde Caselli | Diretor substituto
Início do mandato: 30/07/2024
- currículo Bruno Conde Caselli
Bruno Conde Caselli é mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) pelo Instituto de Economia da UFRJ (2012), pós-graduado em Direito do Estado e da Regulação pela FGV-RIO (2013) e em Petróleo e Gás pelo MBP-COPPE-UFRJ (2008) e bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).
Servidor efetivo no cargo de Especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desde 2005, atuou na Superintendência de Fiscalização do Abastecimento (2005-2008), e na Coordenadoria de Defesa da Concorrência. Ocupou a função de Superintendente de Defesa da Concorrência (2015-2023) e, atualmente, exerce a função de Superintendente de Participações Governamentais da ANP.
Desde julho de 2024, entrou em exercício como Diretor Substituto na Diretoria 4 da ANP, em decorrência do encerramento do mandato do Diretor Claudio Jorge.
- Diretores Substitutos
Em caso de vacância no cargo de diretor, a vaga é ocupada por integrante designado pelo Presidente da República, nos termos do art. 10 da Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000. A lista de substituição é formada por três servidores da Agência, ocupantes do Cargo de Gerência Executiva I, escolhidos e designados pelo Presidente da República entre os indicados pela Diretoria Colegiada, observada a ordem de precedência constante do ato de designação para o exercício da substituição. Para cada vaga na lista, a Diretoria Colegiada indica três nomes ao Presidente da República.
A Portaria ANP nº 39, de 20 de fevereiro de 2020, regulamenta o processo de formação da lista com os nomes a serem indicados ao Presidente da República e o exercício do cargo de diretor durante o período de vacância que anteceder a nomeação de novo titular da Diretoria Colegiada.