Notícias
Workshop da ANP debate temas relacionados ao conteúdo local
A ANP realizou, nos dias 3 e 4/5, o Workshop de Conteúdo Local, encontro online que reuniu técnicos da Agência, representantes das empresas operadoras de áreas de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural e fornecedores da indústria de bens e serviços. O evento, que foi transmitido pelo canal da ANP no YouTube, contou com mais de mil visualizações ao longo dos dois dias.
Para o Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, o workshop foi o momento oportuno para ouvir, debater e levantar informações para o planejamento das atividades de conteúdo local, de forma mais ampla.
"O tema de conteúdo local é complexo. Trata-se de uma política de governo, de responsabilidade do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com o objetivo de desenvolver a indústria nacional no setor de petróleo e gás em bases competitivas. Mas, sabemos que sua implantação, no que cabe à ANP, é desafiadora. Não é fácil medir, fiscalizar e certificar atividades às vezes tão sofisticadas como as que caracterizam essa indústria. Cada passo do regulador pode impactar fortemente algum setor, pois o cenário é de muitos agentes interessados, nem todos regulados diretamente pela ANP", afirmou Saboia no encerramento do primeiro dia do evento.
O Diretor-Geral da ANP falou ainda sobre a importância de o workshop contar não só com apresentações da Agência, mas também dos agentes econômicos.
"Esse é um modelo de interação em que acredito muito, porque favorece que todos os lados possam expor seus pontos de vista e entender as demais perspectivas. E, partir daí, possamos ter discussões mais profícuas, que resultem nas melhores decisões do órgão regulador e também normas e procedimentos que sejam compreendidos pelos regulados e que tenham maior legitimidade perante a sociedade e todos os interessados", observou.
Nos dois dias do encontro, foram discutidos temas como fiscalização, análise de pedidos de isenção, termos de ajustamento de conduta, conteúdo da resolução da ANP que trata de individualização da produção e de anexação de áreas (Resolução ANP nº 833/2020) e propostas de alteração para certificação no curto prazo.