Notícias
PRÊMIO ANP
Vencedores do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024 serão conhecidos em 2/12
A ANP realizará, em 2/12, a cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube, a partir das 10h.
Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das seis categorias de projetos, duas categorias de personalidades do setor e uma de trabalhos do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP - PRH/ANP. Os finalistas haviam sido divulgados pela Agência em setembro.
Nesta edição do Prêmio, houve aumento no número de participantes, em relação à do ano passado. Em 2023, foram 100 projetos inscritos nas categorias de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e, em 2024, 128. Em relação aos trabalhos do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP - PRH/ANP, foram 26 concorrentes em 2023 e, em 2024, 71.
Na edição de 2024, há uma nova categoria de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), além das cinco já existentes anteriormente: “Categoria VI: Projeto(s) cuja tecnologia tenha sido adotada pelo setor - Adoção Tecnológica".
O Prêmio também prevê duas categorias de personalidades do setor e uma de trabalhos do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP - PRH/ANP, que foi ampliada, nesta edição, para contemplar outros tipos de produção além de dissertações de mestrado, como artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação e teses de doutorado.
Tanto os vencedores quanto os finalistas de cada categoria receberão um troféu e certificado atestando sua condição na premiação.
O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024 tem como objetivo reconhecer e premiar:
- Resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica de interesse do setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras, em colaboração com empresas petrolíferas, com utilização total ou parcial de recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de exploração e produção (E&P);
- Trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado ou artigo científico desenvolvidos no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP);
- Personalidades da indústria e da academia que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.
O que é a Cláusula de PD&I
A Cláusula de PD&I, presente nos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural no país, determina a aplicação de percentual da receita bruta de campos com grande produção, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.
Saiba mais sobre a Cláusula de PD&I.
Saiba mais sobre o Prêmio.
Veja também os projetos vencedores de edições anteriores.
Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr
linkedin.com/company/agencia-nacional-do-petroleo