Notícias
Petróleo e gás
ANP realiza painel com representares do Programa de Recursos Humanos durante a Mossoró Oil & Gas Expo
A ANP realizou ontem (23/11), no Rio Grande do Norte, um painel com representantes de seis programas em andamento no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência (PRH-ANP). O encontro ocorreu dentro da Mossoró Oil & Gas Expo, considerada o maior evento sobre produção de petróleo e gás natural onshore (terrestre) do Brasil.
No painel, os coordenadores dos programas puderam apresentar aos presentes as atividades conduzidas pelos alunos, aproximando os bolsistas e o setor de petróleo e gás das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Participaram representantes de empresas petrolíferas e fornecedoras de bens e serviços para o setor.
Ao longo da semana, a ANP também visitou os programas, sendo cinco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), para inspecionar aspectos relacionados às normas do PRH.
A Agência verificou a condição das instalações (salas, laboratórios, equipamentos), o desempenho dos programas em termos de ocupação (bolsas concedidas a alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e o uso da taxa de bancada, valor que se destina a apoiar as atividades dos bolsistas.
Essas inspeções são rotineiras e têm sido realizadas pela ANP nos programas que fazem parte do PRH. Elas tiveram início em 2022, após a estruturação da segunda fase do programa. Até o momento, além do RN, foram visitadas universidades na Bahia, Pernambuco e São Paulo.
O que é o PRH-ANP
O Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP) foi implementado em 1999, como forma estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias na indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.
O PRH-ANP teve sua primeira fase entre os anos de 1999 e 2018, tento obtido resultados relevantes em seus objetivos: a formação de mão de obra especializada para inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de novas pesquisas para o setor regulado pela Agência.
A segunda fase do PRH-ANP teve início em 2019, com a seleção de 55 programas, quantidade idêntica à existente no final da sua primeira fase. Nesta fase, já existem cerca de 1000 bolsas concedidas, utilizando recursos da Cláusula de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PD&I) pressente nos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural.
Essa cláusula prevê a aplicação de um percentual da receita bruta dos campos com grande produção ou grande rentabilidade em PD&I e, desde 2019, esses recursos podem ser investidos na formação de mão-de-obra especializada, por meio do PRH.
Assessoria de Imprensa da ANP
Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr
linkedin.com/company/agencia-nacional-do-petroleo