Notícias
ANP publica primeira revisão de seu Plano de Dados Abertos
A ANP publica a primeira revisão de seu Plano de Dados Abertos (PDA), com validade 2019 a 2021. A revisão é resultado da consulta pública realizada entre dezembro de 2018 e março de 2019, que disponibilizou o inventário de dados da Agência para receber da sociedade sugestões sobre quais tipos de informações deveriam ser priorizadas para divulgação no formato de dados abertos. A proposta também inclui o Anuário Estatístico da ANP, os dados referentes ao desempenho da indústria e os do sistema de abastecimento de petróleo e gás.
Em agosto de 2018, atendendo ao Decreto nº 8.777/2016, a ANP publicou seu Plano de Dados Abertos, que estabeleceu a divulgação dos dados brutos, quando possível, e dos relatórios mais requisitados pela sociedade, em formato aberto, de fácil interpretação e processamento. O objetivo foi dar transparência e entregar, de forma simples e com periodicidade conhecida, os dados custodiados pela Agência, que puderam então ser visualizados, estudados e trabalhados pelos cidadãos, acadêmicos, jornalistas e agentes econômicos.
Ainda em 2018, a ANP publicou, sob a forma de projeto piloto, um conjunto de dados abertos importantes para a sociedade e mercado regulado, compreendendo dados de produção de petróleo e gás natural, fiscalização de contratos de conteúdo local, participações governamentais, programa de monitoramento da qualidade de combustíveis, rodadas de licitações e série histórica de pesquisa de preços, assim como o registro dos preços informados voluntariamente pelos postos de revenda de combustíveis.
Com essas iniciativas, a ANP espera continuar a promover o livre uso e o intercâmbio dos dados da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis para o desenvolvimento de seus mercados e entregando maior transparência e meios de acesso à sociedade.