Consumidor
A ANP trabalha com foco na defesa dos direitos dos consumidores – uma atuação prevista na lei que criou a Agência.
Para garantir os direitos dos consumidores, a ANP vem aperfeiçoando as ações de fiscalização e de monitoramento da qualidade dos combustíveis. A Agência também realiza, semanalmente, pesquisa nacional de preços de combustíveis e de GLP.
A participação da sociedade tem contribuição direta para aumentar a eficácia da ANP no combate a fraudes e irregularidades no mercado de gasolina, etanol, diesel e GLP: o mapa das fiscalizações e forças-tarefa é desenhado também com base nas denúncias e queixas dos cidadãos feitas à Agência, por meio do telefone gratuito 0800 970 0267 e da página Fale Conosco.
Dicas e orientações
Veja as cartilhas e vídeos da ANP e saiba como garantir seus direitos e sua segurança.
Combustíveis Líquidos: |
Gás de Botijão (GLP): |
Vídeos
- Como funciona a fiscalização da ANP
- Dicas para o consumidor – combustíveis
- Dicas para o consumidor – GLP (gás de cozinha)
- Dicas para o consumidor – Outras
Mês do Consumidor
Veja a página dedicada ao Mês do Consumidor 2024
Como denunciar
Denúncias e dúvidas podem ser enviadas à ANP por meio do Fale Conosco ou do telefone gratuito 0800 970 0267.