Guia CBIO
O Guia CBIO, foi elaborado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em conjunto com a ANP e o MME, como parte dos esforços para disponibilizar ao mercado informações relevantes e conteúdo educativo sobre sustentabilidade.
O guia busca padronizar e estabelecer critérios mínimos para estimular a negociação do CBIO no Brasil. Ele traz o processo de operacionalização da parte financeira do CBIO, com definições para cada etapa: emissão, colocação, intermediação, manutenção, custódia, bem como critérios mínimos necessários nos contratos de prestação de serviços.
O CBIO é um ativo ambiental com negociação permitida desde dezembro de 2019. Ele foi criado como parte do RenovaBio, programa que prevê iniciativas como a criação de instrumentos financeiros que contribuam para atrair investimentos com foco na expansão da produção de biocombustíveis. Cada CBIO emitido por produtores e importadores de biocombustíveis corresponde a uma tonelada de carbono que deixa de ser emitida para a atmosfera.