Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT)
O Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) é a unidade da ANP que, dentre outras atividades, realiza as análises físico-químicas e pesquisas em combustíveis, lubrificantes e diversos outros produtos regulados para a garantia de sua qualidade.
Acreditado conforme a ISO 17025, reconhecimento formal de que o laboratório trabalha conforme requisitos internacionais de gestão da qualidade laboratorial, o Centro possui como principais atribuições:
- Realizar análises físico-químicas em petróleo, derivados e biocombustíveis para atendimento a demandas internas e, por meio de prestação de serviço, a demandas externas.
- Desenvolver estudos e pesquisas na área de qualidade de petróleo e gás natural, seus derivados e biocombustíveis.
- Realizar análises e caracterização de petróleos, por demanda interna da ANP ou prestação de serviço a concessionário, objetivando sua classificação para efeito de cálculo de participações governamentais e fornecimento de outras informações.
- Analisar e propor a concessão de registro de produtos quando previsto em regulação específica.
- Realizar vistorias técnicas e fiscalizações em agentes econômicos e laboratórios que executam atividades no âmbito das suas atribuições e auditorias em laboratórios.
- Avaliar e propor a adoção de especificações e metodologias internacionais de análise de derivados de petróleo e gás natural e na regulação da ANP.
Por intermédio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, a ANP e o Ministério da Infraestrutura assinaram o Termo de Execução Descentralizada n° 2/2022, com o intuído de ampliar a capacitação da infraestrutura laboratorial do CPT/ANP para análise de combustíveis de aviação. O Termo de Execução Descentralizada (TED) é o instrumento pelo qual ocorre a descentralização de créditos entre órgãos e entidades da administração pública federal integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União. |
O CPT analisa aproximadamente 3.500 amostras por ano, entre combustíveis e lubrificantes, com objetivo principal de atender às demandas da Fiscalização da ANP, realização de Pesquisas Estatísticas de Qualidade, o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) e o Programa de Monitoramento dos Lubrificantes (PIL).
Possui uma carteira de projetos voltados para aprimoramento do ambiente regulatório no que se refere à qualidade dos produtos. Atualmente, 18 projetos têm sido desenvolvidos pelo CPT. Alguns dos projetos que podem ser destacados são:
- Desenvolvimento de processos de produção de lubrificantes a partir de resíduos plásticos.
- Avaliação das características de óleos lubrificantes para contato alimentar incidental.
- Simplificação de metodologias relacionadas à análise de biometano.
- Revisão das Tabelas de Conversão de massa específica para derivados/Revisão CNP nº 6/1970.
- Quantificação de conteúdo renovável em misturas contendo biocombustíveis com foco no ciclo diesel
- Elaboração de metodologia visando quantificação de material particulado em gasolinas de uso automotivo.
Competências
O CPT conta com instrumentos científicos dedicados principalmente ao controle de qualidade, pesquisa e análise de petróleo, seus derivados e biocombustíveis
Além disso, o CPT acompanha a evolução da transição energética e dos novos combustíveis , tais como hidrogênio , SAF (Combustível Sustentável de Aviação), diesel verde e biometano.
Prestação de serviços
O CPT presta serviços de análises de correntes de petróleo, para obtenção da curva de ponto de ebulição verdadeiro (curva PEV) e análises físico-químicas adicionais, conforme Resolução ANP nº 912/2022, para empresas exploradoras e produtoras de petróleo.
Além disso, são ofertados os serviços de análises de amostras contraprova e amostras testemunhas ligadas a processos administrativos da Agência.
Ensaios disponíveis
Gasolina
- Metanol
- Marcador
- Destilação
- Goma
- Massa específica
- Cor e aspecto
- Pressão de vapor
- Analisador portátil
- Enxofre
- Teor de Etanol
- Octanagem
Etanol Combustível
- Cloreto e sulfato
- Metanol
- pH
- Massa específica
- Cor e aspecto
- Teor de hidrocarbonetos
- Teor alcoólico
- Condutividade
- Resíduo por evaporação
- Acidez
Biodiesel
- Teor de éster
- Teor de água
- Fósforo
- Sódio + Potássio
- Acidez
- Enxofre
- Aspecto
- Ponto de fulgor
- Viscosidade cinemática a 40°C
- Massa específica
- Cálcio + Magnésio
- Ponto de entupimento de filtro a frio
- Contaminação total
- Glicerina livre e total
Óleos lubrificantes
- Extrema pressão (Four Ball)
- Desgaste em quatro esferas
- Espuma
- Ponto de fulgor
- Teor de elementos por plasma indutivamente acoplado
- Teor de elementos por fluorescência de raios X
- Viscosidade cinemática a 40 e 100 °C
- Índice de Viscosidade
- Viscosidade dinâmica a baixa temperatura
- Perda por evaporação Noack
- Ponto de fluidez
- Índice de acidez/basicidade
- Viscosidade a alta temperatura e alto cisalhamento - HTHS
- TBN
- IAT
- Cinzas Sulfatadas
- Demulsibilidade
Graxas
- Extrema pressão (Four Ball)
- Ponto de gota
- Penetração
- Separação do óleo
- Four Ball, proteção a desgaste
Petróleo
O CPT utiliza um sistema totalmente automatizado, que permite obter a curva de destilação do petróleo pelo método do ponto de ebulição verdadeiro (PEV). Nesse caso, os ensaios realizados em petróleos visam obter suas classificações para fixação de seus preços de referência, como determina a Resolução ANP nº 874/2022. Para a realização de tais análises, o CPT também é prestador de serviços, podendo realizar ensaios para agentes externos, conforme previsto na Resolução ANP n° 912/2022.
Em 2019, o CPT implementou a análise de biomarcadores, que permite identificar a impressão digital de amostras de petróleo, ou seja, uma ferramenta fundamental em análises ambientais de derramamentos de óleo. Com a implantação desta análise, o CPT teve participação ativa nas investigações relacionadas ao vazamento de óleo na costa brasileira em 2019.
Relatórios publicados pelo CPT
O CPT é responsável pela realização de pesquisas técnicas aplicadas alinhadas com os objetivos da ANP de manter uma vigilância ostensiva quanto à qualidade dos produtos, em benefício dos consumidores. Além de ser responsável pelo Programa de Monitoramento de Lubrificantes, em âmbito nacional, e por estudos estatísticos de qualidade para diversos produtos, o CPT promove Programas Interlaboratoriais com agentes econômicos e instituições de todo o país para aferir o desempenho dos laboratórios que monitoram ou certificam a qualidades dos produtos regulados pela Agência. Os relatórios podem ser acessados abaixo:
Outros Relatórios Técnicos
- Relatório nº 01/22 - Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis no Estado do Acre
- Relatório nº 01/23 – Panorama dos óleos básicos nacionais
- Relatório nº 02/23 - Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis no Estado de Roraima
- Relatório nº 03/23 - Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis no Estado do Piauí
- Relatório nº 01/24 - Panorama dos Óleos Lubrificantes de Transmissões Automotivas
- Relatório nº 02/24 - Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis no Estado do Amazonas