Etanol
O etanol é uma substância química com fórmula molecular C2H6O, produzida especialmente via fermentação de açúcares. É um biocombustível utilizado em motores de combustão interna com ignição por centelha (Ciclo Otto) em substituição especialmente à gasolina e em contraponto a outros combustíveis fósseis.
O Brasil é pioneiro na utilização em larga escala de etanol combustível desde o fim da década de 1970. Atualmente, é um dos que mais utilizam o produto e ainda o segundo maior produtor mundial. São duas as formas de utilização do produto: na forma de etanol anidro, como componente de mistura na formação da gasolina C; ou como etanol hidratado, comercializado em todo o país como um combustível acabado.
Para evitar a fraude conhecida como "álcool molhado", o etanol anidro recebe corante laranja, que só podem ser adquiridos pelos agentes regulados específicos e devem ser registrados junto à ANP.
As especificações do etanol anidro e etanol hidratado comercializados no país são estabelecidas pela Resolução ANP n° 907/2022.
Controle do teor de metanol no etanol combustível
O teor de metanol é uma das características a serem avaliadas quando da certificação do etanol combustível, de acordo com a Resolução ANP n° 907/2022. O limite máximo permitido para o parâmetro é de 0,5% em volume, a título de contaminação não intencional. A regra faculta ao fornecedor de etanol combustível a realização da análise para determinação da presença de metanol, situação na qual deve declarar, no certificado da qualidade, que o produto que está sendo certificado contém teor de metanol abaixo do limite permitido, de 0,5% em volume, e que assume toda e qualquer responsabilidade pelo não atendimento à especificação. Tal obrigatoriedade foi estabelecida com o intuito de se coibir o uso do metanol como adulterador do etanol.
Acesse também: