Preços de paridade de importação
Esta seção apresenta a média semanal dos preços de paridade de importação (PPI)¹ estimados pela S&P Global Commodity Insights para gasolina, diesel, querosene de aviação (QAV) e GLP em diferentes pontos de entrega.
.
Para a gasolina, diesel e QAV são divulgados os preços de paridade de importação nos portos de Itaqui (MA), Suape (PE), Aratu (BA), Santos (SP), Paranaguá (PR), Manaus (AM) e Tramandaí (RS), considerando o valor do produto, as taxas e os custos de frete, movimentação, armazenamento e serviços associados.
Adicionalmente, são divulgados os preços nos pontos de entrega de Guamaré (RN), Duque de Caxias (RJ), Betim (MG), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), São José dos Campos (SP), Araucária (PR) e Canoas (RS), nos quais também incluem-se os custos de frete rodoviário.
Os preços do GLP referem-se à PPI nos portos de Suape (PE) e Santos (SP), considerando a composição de 70% de propano e 30% de butano.
Todos os preços divulgados não incluem tributos.
A metodologia da S&P Global Commodity Insights para os PPIs pode ser acessada aqui.
Histórico de preços
¹ É o custo do produto importado trazido ao país.
² De novembro de 2018 a agosto de 2019, o PPI da gasolina, diesel e QAV era estimado nos portos de Itaqui, Suape, Aratu, Santos e Paranaguá a partir do preço publicado pela S&P Global Commodity Insights até o porto, acrescido dos custos estimados de movimentação e armazenamento nos terminais que constam na Resolução ANP nº 743/2018.
³ A S&P Global Commodity Insights informou ter retificado valores de PPI entre 01/10/2021 e 12/10/2021, conforme nota divulgada em seu site. Os valores retificados constam da planilha disponível para download.