Segurança Operacional
É de competência da ANP estabelecer e fiscalizar regras para que as empresas reguladas utilizem as melhores práticas de engenharia na proteção da saúde humana e do meio ambiente durante a condução das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.
O regime de Segurança Operacional utilizado no Brasil é alinhado aos mais modernos do mundo e tem base em normas adotadas em países como Noruega e Reino Unido, além do aprendizado adquirido em incidentes ocorridos. Com foco predominantemente preventivo e não prescritivo, visa alcançar o ambiente ideal para a prevenção de acidentes.
No cumprimento de suas atribuições, a utilização de uma regulação baseada em performance é apoiada por uma forte fiscalização das atividades da indústria, a troca de experiências e a abertura para o debate técnico na busca pela melhoria contínua das atividades.
Assim, a atuação da ANP tem como objetivo melhorar a gestão de riscos, sob responsabilidade das empresas reguladas. Neste sentido, as atividades da Agência visam a comprovação de que as empresas mantêm toda e qualquer operação com riscos controlados por meio do correto direcionamento de esforços para a adequação de sistemas de gestão de segurança operacional.
Conheça nos links abaixo os diferentes aspectos de Segurança Operacional da ANP.