Avaliação Geoeconômica de Bacias Sedimentares
Uma das atribuições da ANP é promover estudos geocientíficos para avaliar o potencial petrolífero das bacias sedimentares brasileiras, com vistas à licitação de blocos exploratórios nas Ofertas Permanentes de Concessão (OPC) e de Partilha de Produção (OPP) e considerando a classificação dos modelos exploratórios associados aos setores das bacias sedimentares brasileiras, dividindo as áreas em Novas Fronteiras, Maduras e de Elevado Potencial. Essa competência é da Superintendência de Avaliação Geológica e Econômica (SAG).
Os estudos geoeconômicos das áreas sedimentares constituem a etapa inicial da inclusão de blocos exploratórios no processo licitatório e são originados a partir da Nominação de Áreas Sedimentares ou de proposição da ANP e do Ministério de Minas e Energia (MME) por Indicação e Delimitação Estratégica.
Os recursos utilizados para a realização dos estudos contemplam dados técnicos exclusivos, não-exclusivos e de fomento, sendo esses últimos também objeto de ações da ANP, implementadas no contexto do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica. Visando a implementação de projetos futuros relacionados ao mercado de gás e que venham a ser atribuídos à Agência, recentemente, foi criado o Programa de Estudos Geocientíficos para Armazenamento de Gás (PAG) para identificar e mapear oportunidades geológicas em áreas não contratadas (ou seja, pertencentes à União e sem contrato vigentes) propensas para a estocagem geológica de gás.
Acesse: