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Você sabe o que é Onboarding?
Onboarding, no sentido literal, pode ser traduzido como “embarcando”. É a dinâmica de receber os novos trabalhadores e integrá-los às equipes, às tarefas, aos objetivos estratégicos e à cultura organizacional da instituição. É o processo que facilitará a integração e o acolhimento dentro da Agência.
Antes de conhecer os benefícios do Onboarding, veja abaixo o vídeo de boas-vindas do Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia.
Se não conseguir visualizar o vídeo acima, clique aqui.
Benefícios gerais do Onboarding
A estruturação dessa atividade contribui, de forma geral, para a obtenção dos seguintes benefícios:
- Facilita a visão do todo sobre o novo local de trabalho;
- Contribui para o sentimento de que o novo integrante fez a escolha certa;
- Aumenta o acolhimento entre os membros das equipes;
- Melhora a comunicação entre chefia-servidor;
- Otimiza o tempo dedicado à recepção de cada novo integrante;
- Facilita a indicação de capacitação propícia às atividades a serem desempenhadas;
- Fortalece a cultura organizacional;
- Melhora o clima organizacional;
- Reduz o turnover resultante das internalizações frustradas; e
- Aumenta a integração (especialmente no teletrabalho).
Benefícios do Onboarding para o Programa de Gestão de Demandas (PGD)
O acolhimento de novos integrantes é de extrema importância para o desempenho de equipes de trabalho, principalmente quando se trata do Programa de Gestão de Demandas (PGD).
O PGD, por permitir a flexibilidade na organização do trabalho, especialmente quando se trata de teletrabalho e de trabalho assíncrono, torna ainda mais importante a integração da equipe e o acolhimento dos novos integrantes, para que tenham acesso às principais informações necessárias no início do trabalho.