U
-
UAPO
Ver Unidade de Ajuste do Ponto de Orvalho
-
UGN
Ver Unidade de Processamento de Gás Natural
-
Unidade auxiliar
Unidade industrial que se destina a fornecer insumos à operação das unidades de processo ou a tratar rejeitos dessas unidades, incluindo as utilidades necessárias ao processo. (Fonte: Resolução ANP nº 852/2021)
-
Unidade de Abastecimento de Aeronaves (UAA)
Denominação dos equipamentos de abastecimento de aeronaves, como CTA, servidor de hidrante, carreta de hidrante e gabinete. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2006)
-
Unidade de Compressão e Distribuição de GNC
Conjunto de instalações fixas que comprime o gás natural, disponibilizando-o para o carregamento/enchimento de veículos transportadores de GNC, inclusive aquelas instaladas em postos revendedores varejistas devidamente autorizados pela ANP, que tenham atendido todas as normas e regulamentos técnicos e de segurança aplicáveis e que possuam área física e sistemas de medição exclusivos para tal fim. (Fonte: Resolução ANP nº 41/2007)
-
Unidade de Descarga de GNC
Conjunto de instalações fixas para o recebimento do GNC que atenda as necessidades de pressão e vazão do usuário. (Fonte: Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1/2013)
-
Unidade de Liquefação
Instalação na qual o gás natural é liquefeito, de modo a facilitar a sua estocagem e transporte, podendo compreender unidades de tratamento de gás natural, trocadores de calor e tanques para estocagem de GNL. (Fonte: Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1/2013)
-
Unidade de Processo
Unidade industrial que processa ou realiza tratamentos de petróleo, gás natural ou correntes intermediárias, gerando novas correntes intermediárias ou produtos acabados. (Fonte: Resolução ANP nº 852/2021)
-
Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN)
Unidade industrial que objetiva separar as frações existentes no gás natural, gerando derivados, não contemplando unidade de processamento primário. (Fonte: Resolução ANP nº 852/2021)
-
Unidade de Produção (Exploração e Produção)
Conjunto de instalações destinadas a promover a separação, tratamento, estocagem e escoamento dos fluidos produzidos e movimentados num campo de petróleo e gás natural. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2015)
-
Unidade de Produção Marítima
Unidade de Produção instalada no mar. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2015)
-
Unidade de Produção Terrestre
Unidade de Produção localizada em terra. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2015)
-
Unidade de Regaseificação
Instalação na qual o gás natural liquefeito é regaseificado mediante a imposição de calor para ser introduzido na malha dutoviária, podendo compreender tanques de estocagem de GNL e regaseificadores, além de equipamentos complementares. (Fonte: Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1/2013)
-
Unidade Industrial Petroquímica ou Química - UIPQ
Unidade industrial petroquímica ou química que recebe hidrocarbonetos como insumos ou expede hidrocarbonetos produzidos através de dutos terrestres (oleodutos e gasodutos). (Fonte: Resolução ANP nº 6/2011)
-
Unidade Operacional (UO)
Subdivisão administrativa do transportador envolvida na operação do duto ou sistema de dutos. (Fonte: Resolução ANP nº 6/2011)
-
Unidade Piloto
Unidade de processo, em escala não comercial. (Fonte: Resolução ANP nº 918/2023)
-
Unidade Produtora
Instalação nacional ou estrangeira produtora de biocombustível, que além da área industrial destinada à produção de biocombustíveis, pode incluir áreas destinadas à produção agrícola, à fabricação de produtos agropecuários e alimentícios, à geração de energia elétrica e aos aterros sanitários. (Fonte: Resolução ANP nº 758/2018)
-
Unidades Operacionais de Terceiros (UOT)
Subdivisão administrativa de pessoa jurídica, que não o transportador, envolvida na operação do duto ou sistema de dutos. (Fonte: Resolução ANP nº 6/2011)
-
Unitização
Ver Individualização da Produção
-
UPCGN
Ver Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural.
-
Upside
Feição geológica não testada por poços para a qual se estima, com base nos dados coletados na área e nas proximidades, a ocorrência de pequenos volumes de hidrocarbonetos, cuja eventual produção econômica dependerá da utilização das facilidades de produção de campos adjacentes ou próximos. (Fonte: Resolução ANP nº 845/2021)
-
Upstream
Segmento da indústria de petróleo que inclui as atividades de exploração, desenvolvimento, produção e o transporte do petróleo até as refinarias. (Fonte: Dicionário enciclopédico inglês-português de geofísica e geologia)
-
URGN
Ver Unidade de Processamento de Gás Natural.
-
URL
Ver Unidade de Recuperação de Líquidos de Gás Natural.
-
Usuário
Pessoa física ou jurídica que utiliza o GNC adquirido de um distribuidor de GNC a granel devidamente autorizado pela ANP. (Fonte: Resolução ANP nº 41/2007)
-
Usuário do Terminal de GNL
Empresa ou consórcio de empresas contratante do serviço prestado pelo agente operador do terminal de GNL. (Fonte: Resolução ANP nº 50/2011)
-
Utilização do Gás Natural
Uso do gás natural para exportação, injeção em reservatórios, realização de elevação artificial e consumo na unidade de produção ou geração de energia elétrica. (Fonte: Resolução ANP nº 806/2020)