Notícias
Mauro Sousa tomou posse em Brasília. Novo diretor-geral da ANM tem experiência em Direito da energia, minerário e do meio ambiente e atuou na Consultoria Jurídica do Ministério de Minas e Energia.
Novo Diretor Geral da ANM toma posse em Brasília
O novo Diretor-Geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa, foi empossado no cargo nesta segunda-feira (05), em cerimônia realizada no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME).
Compuseram o dispositivo, além do Diretor empossado, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Lilia Mascarenhas Sant’agostino, e o Diretor-Geral Substituto da Agência Nacional de Mineração (ANM), Guilherme Santana Lopes Gomes.
Após a leitura do currículo e assinatura do termo de posse, Guilherme Santana teceu elogios ao currículo do diretor-geral empossado, parabenizou pelo aniversário do ex-ministro de Minas e Energia Edson Lobão, presente ao evento, e abordou o importante legado deixado pelo ex- Diretor-Geral Victor Bicca, além de desejar boa sorte ao recém-chegado.
Mauro Henrique relembrou sua trajetória pessoal no bairro de Fátima, em São Luís, no Maranhão, conectando-a a diferentes minerais: da pequena casa de taipa, chão batido e lamparina de querosene na infância à energia elétrica e piso de cimento na juventude. Destacou sua dedicação aos estudos e aos concursos públicos e agradeceu ao ex-ministro do MME, Bento Albuquerque, e ao atual, Adolfo Sachsida, pela indicação, e a todos os seus amigos e familiares.
Mauro Henrique defendeu uma ANM não insular, voltada para a sociedade e o mercado, que equilibre produção e desenvolvimento social, e ombreie-se com as demais agências reguladoras para sair do que ele chamou de indigência institucional.
O ministro Adolfo Sachsida alertou que o momento de transição energética no mundo vai exigir mais mineração, e que não há como desenvolver este setor no país sem uma agência reguladora forte. Afirmou, ainda, que é preciso espelhar-se no modelo canadense de exploração mineral, além de mostrar-se otimista quanto à correção salarial dos servidores da ANM no ano de 2023.
A secretária Lilia Mascarenhas também reforçou a necessidade de fortalecimento da estrutura da ANM.
O embaixador da Austrália, Grant Morrison; o ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo; o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque; o Presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e a Conselheira Federal Mônica Beraldo Fabrício também prestigiaram a cerimônia.
Para assistir a gravação da cerimônia de posse, acesse o link https://www.youtube.com/channel/UCpmYsF0HRNMTc9pkxR-fBtQ
Para conhecer o currículo profissional do novo Diretor Geral da ANM acesse https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/orgaos-vinculados/enbpar/conselho-administrativo/bio_conselheiro-mauro-sousa.pdf