Notícias
Informe Mineral do 1º trimestre de 2022 traz novidades no layout e no conteúdo
A Agência Nacional de Mineração (ANM) lançou em seu portal na internet o Informe Mineral 01TRI2022, com dados oficiais do Governo Brasileiro mais recentes sobre o desempenho do Setor Mineral.
A publicação, que cobre os primeiros três meses de 2022, traz novidades nas informações agregadas e na disposição gráfica dos elementos, como novas seleções de cestas de sustâncias baseadas no Sistema Harmônico de Mercadorias (SH4) e análises conjunturais suscintas das principais substâncias minerais produzidas e comercializadas no Brasil e no exterior.
Há ainda links ativos para as plataformas de Business Intelligence de Comércio Exterior e da Matriz de Relacionamento de classificações de produtos e de atividades econômicas do Setor Mineral da ANM, e para sites de outras instituições, como o Banco Central do Brasil (cotações do dólar PTAX) e o Banco Mundial (cotações das principais commodities minerais).
O Informe Mineral 01TRI2022 abre suas análises com o Indicador da Produção Mineral da Agência Nacional de Mineração (IPM/ANM), que mede o comportamento geral do Setor Mineral brasileiro, em termos de Valor da Produção Mineral (em R$), utilizando como termômetro tratamento estatístico dos dados reais de arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), royalty da mineração no Brasil.
No 1º trimestre de 2022, o IPM/ANM apresentou queda de 23,7% em relação ao último trimestre de 2021, e de 8,1%, se comparado ao mesmo trimestre do ano passado. Em suas componentes (IPM-Ferro e IPM-Demais Substâncias) , o IPM teve os seguintes desempenhos: no IPM-Ferro, principal peso no IPM-Total, foram registrados decréscimos de 27%, em relação ao trimestre anterior, e de 36,9%, face ao 1º trimestre de 2021; no IPM-Demais Substâncias, houve queda de 17,9% quando comparado com o 4º trimestre de 2021, e crescimento de 9,1% em relação ao 1º trimestre de 2021.
Para baixar o Informe Mineral 01TRI2022 e ter acesso aos BIs da nova Matriz de Relacionamentos e dos preços internacionais das principais commodities minerais, acesse o Informe Mineral no link: