Notícias
Especialistas da ANM participam da 15ª Conferência Internacional sobre Fechamento de Mina
Foi realizada entre os dias 04 a 06 de outubro, a 15º Conferência Internacional sobre Fechamento de Mina, na cidade de Brisbane, Austrália. Trata-se do mais importante evento sobre o tema a nível mundial. Preparado para executivos, técnicos e lideranças, o evento teve o intuito de divulgar as melhores práticas adotadas no mundo para o fechamento e a reabilitação ambiental de minas.
Durante esses dias foram apresentados artigos atuais de alta qualidade sobre uma variedade de tópicos de interesse e relevância imediatos, no que tange a reabilitação de áreas impactadas pela mineração. A característica fundamental da série de apresentações foi a diversidade de disciplinas e conhecimentos reunidos para tratar das questões prementes que envolvem o fechamento de minas globalmente.
A ANM foi representada no evento pelos Especialistas em Recursos Minerais Fabio Perlatti, Fernando Evangelista Kutchenski Junior e Selmar Almeida de Oliveira. Cabe destacar o papel da Coordenação de Fiscalização da Atividade Mineral, vinculada à Superintendência de Fiscalização, que teve na atuação do Coordenador Helder Abel Pasti todo o apoio para viabilizar a execução das atividades.
O evento foi uma relevante oportunidade para conhecer as ações em desenvolvimento e trocar experiências com profissionais e acadêmicos envolvidos no fechamento de minas de diversos países, possibilitando trazer para a ANM conhecimentos sobre as melhores práticas a serem adotadas na construção e operacionalização dos instrumentos regulatórios relativos ao fechamento e reabilitação ambiental de áreas mineradas.
Além da Conferência, a delegação da ANM participou de cursos e workshops, visitou minas de carvão em fases diversas de fechamento e realizou encontros estratégicos com a equipe do Departamento de Reabilitação de Minas do estado de Queensland, Austrália (The Office of the Queensland Mine Rehabilitation Commissioner), órgão governamental responsável por supervisionar e validar as ações relativas ao fechamento e reabilitação ambiental de minas naquela localidade.
Ao longo dos diálogos institucionais, a delegação brasileira fez um panorama da regulação mineral no Brasil, país reconhecido como grande produtor e exportador mineral, discorreu sobre os sistemas da Agência e sobre a questão dos rejeitos de mineração no país, bem como as medidas adotadas pelo órgão no sentido de aprimorar o arcabouço regulatório sobre o tema.
Um dos grandes objetivos da missão da ANM na Austrália foi interagir com instituições oficiais do governo de Queensland, entidades acadêmicas e com institutos ligados ao setor privado buscando abrir canais e trocas de informações institucionais, Em tratativas iniciais com a ACG - Australian Centre for Geomechanics, responsável pela organização do Mining Closure Conference, houve a sinalização de que o Brasil possa sediar em 2026 a Conferência Internacional sobre Fechamento de Mina.
“Apresentamos proposta de treinamento, capacitação e videoconferências entre a Comissão de Reabilitação de Minas de Queensland e a ANM, a ser conduzida pela Superintendência de Fiscalização. A proposta foi recebida com grande entusiasmo pelas entidades australianas. Os temas a serem abordados serão amplamente discutidos internamente e divulgados no tempo oportuno, sempre visando avançar nas questões regulatórias que envolvem o fechamento e reabilitação de minas no Brasil, considerando os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais”, destacou o servidor Fábio Perlatti, articulador da representação institucional junto ao evento.