Notícias
Equipe da ANM visita sede do Centro de Tecnologia Mineral
Equipe da Agência Nacional de Mineração (ANM) visitou nesta quarta-feira (3) a sede do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), no Rio de Janeiro. Na reunião, o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, e a diretora do Cetem, Silvia França, identificaram possibilidades de parceria, como em projeto para ajudar na rastreabilidade do ouro para combate ao garimpo ilegal.
“Essa aproximação institucional é fundamental para potencializarmos o uso desse ecossistema voltado a promover o desenvolvimento do setor mineral do país”, afirmou Sousa.
Silvia fez uma apresentação do Cetem, que conta com 300 funcionários e, além da sede no Rio de Janeiro, possui um núcleo regional em Cachoeiro do Itapemirim (ES), para apoiar o setor de rochas ornamentais. Trouxe ainda exemplos de projetos desenvolvidos pelo Cetem, como processamento minero-metalúrgico de minerais para a transição energética, desaguamento de rejeitos e reuso de água na indústria mineral e reaproveitamento de resíduos de rochas ornamentais para produção de telhas e de resíduos eletroeletrônicos.
Desde 2003, o Cetem realizou 50 depósitos de patentes e tem dez patentes concedidas. No ano passado, o órgão entrou com pedido de credenciamento como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que permitirá um aporte maior de recursos em projetos. “A proposta do Cetem é adensar a cadeia produtiva mineral e agregar valor ao produtos minerários”, destacou Silvia.
Os representantes da ANM e Cetem também discutiram a importância da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e a aplicação da Lei 13.540/2017, que obriga destinar 1,8% da arrecadação ao Cetem, que atualmente estão contingenciados. “Com o recebimento desse recurso, o Cetem muda completamente sua atuação, por meio da formação de redes e mais forte atuação nos municípios mineradores”, disse Silvia, que foi acompanhada na reunião por coordenadores e pesquisadores do Cetem.