Notícias
Superintendente da ANM ganha diploma de mérito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras
Moraes destacou que reconhecimento é fruto de esforços da ANM na criação de normas que ajudam no combate à lavagem de dinheiro
O superintendente de Regulação Econômica e Governança Regulatória (SRG), Yuri de Moraes, ganhou diploma de mérito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A homenagem, entregue no último dia 5 de março, é fruto da sua atuação e de sua equipe na criação de normas que contribuem com o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa. Entre as quais está a Resolução ANM n° 129, que estabelece os procedimentos de controle e prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.
Além disso, a ANM participa de ativa na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que reúne importantes atores no combate a práticas criminosas, como Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Banco Central e Receita Federal.
Para Moraes, a conquista é uma sinalização importante de que o trabalho feito pela ANM está no caminho certo para aprimorar a governança e regulação do setor mineral. “Com a transformação do DNPM em agência reguladora, passamos a ter essa competência de regulamentar a prevenção à lavagem de dinheiro em relação a pedras e minerais preciosos, ou seja, é uma atribuição nova na qual começamos a atuar de um ano para cá e espero que, com a proximidade cada vez maior junto aos órgãos que compõem a ENCCLA, possamos alçar maiores voos”, completou.
O encontro para a entrega do diploma foi realizado no Auditório Octávio Gouvêa de Bulhões, no edifício sede do Banco Central do Brasil, em Brasília. participaram integrantes do quadro técnico do Coaf e membros de seu Plenário, além de autoridades representantes de diversos órgãos e entidades parceiros e convidados dos agraciados com a honraria.