Notícias
Gestão anuncia liberação de últimas vagas do concurso vigente da ANM
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que será publicada autorização para nomeação de mais 24 especialistas em recursos minerais para a Agência Nacional de Mineração (ANM), que foram aprovados no último concurso da agência. O anúncio foi feito pela ministra Esther Dweck no último dia 16 de junho.
Em janeiro deste ano, foram nomeados 40 candidatos aprovados no concurso da ANM autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.619, de 15 de julho de 2021, e realizado em abril de 2022. O concurso foi de fruto de acordo do Ministério Público Federal, da ANM e da União para provimento da área de segurança de barragens, depois dos incidentes de Brumadinho e Mariana.
Hoje a ANM conta com 664 profissionais em seu quadro, número bem abaixo do necessário para atender as novas atribuições impostas pela lei de instalação da agência. Somado a isso, com as mais recentes atribuições, relacionadas à rastreabilidade do comércio do ouro e de fiscalização de barragens de rejeito de minérios nucleares, a ANM necessita de mais 1.200 servidores.
Como etapa inicial já foi formalizado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos pedido de autorização para realização de concursos para 1.003 servidores.