Notícias
Diretor-geral participa de lançamento de inventário de emissões de GEE na mineração
O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, participou de evento de lançamento do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor Mineral 2024, nesta terça-feira (28). Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o documento tem o objetivo de oferecer subsídios para que o setor adote metas progressivas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Sousa elogiou a iniciativa e destacou que o estudo vai possibilitar melhorar a comunicação do setor, por meio de dados. “O Ibram, mais uma vez, traz um olhar diferente para permitir o diálogo e mais proximidade do setor ambiental. O bem-estar da população é o compromisso de todos, em âmbito local e mundial, e precisamos equacionar as questões social, ambiental e econômico”, afirmou.
O estudo, realizado com 42 empresas associadas do Ibram e mais três associações do segmento, aponta que o setor emitiu 12,7 bilhões de toneladas de carbono equivalente, que representam menos de 0,5% do total de emissões de gases de efeito estufa do país. “Mesmo sendo dos segmentos que menos emitem GEE, sabemos que temos um trabalho a ser feito. Nosso objetivo é atingir zero emissões de carbono e, com base em dados do inventário, conseguiremos traçar um horizonte de tempo para executar essa meta”, disse o presidente do Ibram, Raul Jungmann.
A ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu relembrou que o setor agropecuário passou por crise de imagem similar ao que hoje enfrenta a mineração. “Estamos em um jogo de narrativas e os dados trazido pelo inventário vão contribuir para o setor melhor sua comunicação. Afinal, não podemos viver sem mineração. Sem mineração não há segurança alimentar”, destacou.