Notícias
ANM recebe deputado para tratar sobre colapso do solo em Maceió
Em reunião na ANM, deputado Alfredo Gaspar (União-AL) coleta informações
A Agência Nacional de Mineração (ANM) recebeu na última quinta-feira (25) o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), coordenador da Comissão Externa sobre o Colapso do Solo em Maceió, para coletar informações e dados para analisar as causas do desastre.
Segundo Gaspar, a reunião com diretores e técnicos da ANM integra um plano de trabalho da Comissão Externa, que deve realizar uma audiência pública no próximo mês para tratar da situação dos bairros afetados. Já foram realizados encontros com o Ministério Público e com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). “A ANM é dos órgãos mais importantes nesse processo”, declarou.
Entre os participantes da reunião estiveram o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, e os diretores Tasso Mendonça, Roger Cabral e Caio Seabra, e o superintendente de Fiscalização, José Antonio dos Santos.
Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas sobre o histórico de concessão da lavra de cloreto de sódio em Maceió, outorgada em 1975, o processo de fiscalização das atividades da Braskem, que detém a concessão de exploração do minério na região, o plano de fechamento da mina e dados sobre o afundamento do solo, que chega a 16 centímetros por ano e deve se estabilizar em até dez anos.
Representantes da Braskem detalharam ações de estabilização e monitoramento de poços
Visita de representantes da Braskem à ANM
Na última quarta-feira (24), a ANM recebeu ainda representantes da Braskem, que forneceram informações sobre o andamento das ações de estabilização e monitoramento para os 35 poços de extração de sal existentes, conforme plano aprovado pela ANM.
Além disso, a empresa detalhou processo de realocação e compensação dos cerca de 60 mil moradores dos bairros Pinheiro, Bom Parto, Mutange e Bebedouro, que foram atingidos pelo afundamento do solo. Até o momento, foram pagos mais de R$ 3,6 bilhões e desocupados 14.371 imóveis, dos 14.536 imóveis que precisam ser liberados na região.
Entre os presentes na ANM, estiveram o vice-presidente executivo da Braskem, Marcelo Cerqueira, e as diretoras Ana Carolina Viana, Maria Isabel Kenny e Renata Bley.