Notícias
ANM e Agência de Cooperação Internacional do Japão discutem parceria em ações de capacitação
Representantes da ANM e da JICA se reúnem em Brasília para apresentação do Programa Kizuna
Diretores e servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) reuniram-se, nesta terça-feira (02/07), com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para apresentação do Programa Kizuna, voltado ao desenvolvimento de recursos humanos no setor mineral e à construção de redes entre países em desenvolvimento e o Japão.
A iniciativa tem como foco a oferta de diversas ações de capacitação, incluindo mestrado e doutorado, estágio, ações de curta duração, além de programas de pesquisa direcionados ao desenvolvimento no setor mineral. Segundo o Dr.Yoshitaka Hosoi, senior advisor (JICA Matriz), “ao fortalecer a rede de recursos humanos no setor de mineração em ambos os países, iremos aprender mais uns sobre os outros, o que levará a uma maior expansão das conexões entre recursos humanos e organizações, e ao surgimento de novas colaborações”.
Ao longo da reunião, a ANM sinalizou a importância da parceria como oportunidade de intercâmbio de experiências, principalmente para conhecer e interagir com novos métodos e políticas regulatórias, além de novas tecnologias. Temáticas voltadas à recuperação e ao tratamento de rejeitos, assim como ao fechamento de mina foram destacadas pela Superintendência de Fiscalização da ANM (SFI), que também apresentou estudos de caso no Brasil em que os conhecimentos compartilhados podem ser valiosos na busca de soluções que possibilitem mitigar e eliminar riscos para a população e o meio ambiente. Por exemplo, a Drenagem Ácida de Mina e a subsidência de minas subterrâneas.
Para o Diretor Geral da ANM, Mauro Sousa, “Essa aproximação com a JICA, que na verdade configura a retomada de uma relação antiga, traduz a disposição, de ambas as partes, de estreitaram e manterem parcerias em proveito mútuo, especialmente na capacitação de servidores, na ampliação do conhecimento acadêmico e técnico, no intercâmbio de ideias e práticas. Para a ANM, em particular, também significa estar inserida em ambiente que proporciona maior participação e interação com outros agentes, países e entidades mundo afora, favorecendo o crescimento institucional desta Agência Nacional de Mineração.”
O Diretor Roger Cabral, que anos atrás participou de intercâmbio promovido pela JICA junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), destaca “a parceria com o Japão, através da JICA, que detém um alto conhecimento nas atividades de segurança técnica operacional das atividades de lavra, representa uma excelente oportunidade de capacitação para os técnicos da fiscalização da ANM”.
O termo japonês “Kizuna” denota laços ou conexões fortes, simbolizando o propósito principal do programa que é a construção de uma rede internacional de profissionais altamente capacitados com foco no desenvolvimento sustentável da mineração.
A instituição japonesa foi representada por Dr. Yoshitaka Hosoi, senior advisor (JICA Matriz); e Christiane Hatano, coordenadora de Projetos da JICA Brasil. Representaram a ANM Mauro Sousa, Diretor Geral; Roger Cabral, Diretor; José Carneiro, superintendente de fiscalização; Fábio Perlatti e Fernando Kutchenski, especialistas em recursos minerais; Aline Fernandes das Chagas, superintendente de gestão de pessoas; e Nelson Calazans, assessor da Diretoria Colegiada.