Notícias
ANM divulga Plano Estratégico 2024-2027
A Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou no dia 07/08 o Plano Estratégico para o ciclo 2024-2027. O documento apresenta a revisão da missão, visão e valores e contempla novos objetivos estratégicos, indicadores e metas, que irão guiar as atividades da instituição nos próximos quatro anos, em alinhamento com os principais planos governamentais, como o Plano Plurianual (PPA).
Esse é o segundo Planejamento Estratégico da ANM e sua construção iniciou no final de 2023, tendo como um de seus pilares a construção coletiva e colaborativa, incluindo uma etapa de tomada de subsídio, que envolveu a participação da sociedade, setor regulado, agentes públicos, associações, entre outros.
De acordo com a Coordenadora de Planejamento Estratégico, Emanuella Barreto, “Pela primeira vez a agência construiu um plano estratégico com a participação social. Recebemos mais de 400 contribuições, sendo que a desburocratização, simplificação, eficiência e automação dos processos organizacionais foram destaque no momento de priorização das temáticas”.
O desenvolvimento do planejamento incluiu análise de contexto, definição da identidade estratégica, construção de mapa estratégico, de painel de indicadores e metas e de portfólio de projetos e entregas. No total, o documento apresenta 9 objetivos estratégicos e 32 indicadores, que serão monitorados semestralmente, além de critérios para priorização de projetos estratégicos.
O Diretor Geral, Mauro Sousa, ressalta “Por meio de objetivos e indicadores estratégicos consistentes, o Plano Estratégico 2024-2027 reflete o compromisso da agência junto à sociedade, ao regulado e ao desenvolvimento sustentável da mineração em nosso país.”
A governança será conduzida pela Diretoria Colegiada, enquanto a supervisão e monitoramento da sua implementação ficará a cargo da Superintendência Executiva e do Comitê de Governança Geral.
A implementação da estratégia ocorrerá por meio de dois instrumentos principais: o Plano de Diretrizes, de caráter tático, que engloba as iniciativas prioritárias juntamente com seus indicadores e metas táticas, e os Planos Executivos, de natureza operacional, que detalham as ações a serem realizadas.