Notícias
Nota à Imprensa
Gongo-Soco
Na noite de quinta-feira, 7, os empreendedores em consonância com Agência Nacional de Mineração (ANM) acionaram o nível 2 de emergência de duas barragens no Estado de Minas Gerais.
A primeira barragem, denominada Sul Superior, é de operação da Vale e está localizada em Barão de Cocais - barragem que pertence ao complexo da mina de Congo-Soco. A segunda, da empresa ArcelorMittal Mineração, está localizada no município Itatiaiuçu. Ambas barragens foram construídas com a metodologia de alteamento a montante, de rejeitos de minério de ferro, mas já não estavam em operação.
A medida foi tomada após empresas terceirizadas realizarem inspeção nos locais para elaboração da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). Nenhuma das empresas atestaram a estabilidade das barragens.
O nível 2 de emergência do PAEBM, desencadeia a evacuação de toda zona de inundação projetada da barragem. Medida adotada imediatamente para salvaguardar toda a população que possa habitar a área de inundação num provável rompimento da barragem.
Equipes de fiscais da ANM já estão nas duas localidades para vistorias e proposição de medidas para retornar a estabilidade desses empreendimentos.
Diretoria colegiada ANM