Economia Mineral
A mineração é uma das atividades mais antigas da civilização, sendo determinante para a capacidade de desenvolvimento material e humano das sociedades ao longo da história. É estratégico, portanto, que o Estado acompanhe sua evolução econômica.
Por isso, a ANM tem como uma de suas atribuições legais produzir conhecimento na área de Economia Mineral – ramo do conhecimento que tem como meta investigar os aspectos econômicos, políticos e regulatórios associados à descoberta, extração, processamento, uso, reaproveitamento e disposição dos recursos minerais.
Para tanto, a ANM conta com uma estrutura dedicada à produção de análises de Economia Mineral a respeito do Brasil e do mundo, agregando conhecimentos multidisciplinares de áreas como Economia, Geologia, Engenharia de Minas, Geografia e Regulação.
Cabe ao setor de Economia Mineral subsidiar a tomada de decisões de Inteligência Regulatória da ANM, fornecendo evidências essenciais ao processo regulatório, em consonância com a legislação vigente e as melhores práticas internacionais. Além disso, área de Economia Mineral produz e disponibiliza para acesso irrestrito da sociedade, publicações com as estatísticas e análises oficiais do Estado Brasileiro