Reclame da distribuidora
Agora ficou mais simples registrar e resolver problemas com a distribuidora de energia!
Consumidor.gov.br é uma plataforma do Governo Federal para a mediação de conflitos entre empresas e consumidores. De forma gratuita e um ambiente totalmente público e transparente, o serviço facilita a resolução de problemas sem burocracias e propicia o diálogo direto visando a solução alternativa de conflitos. No caso do setor elétrico, as decisões dos conflitos são monitoradas pela Aneel e outros órgãos de defesa ao consumidor. Saiba mais neste vídeo:
Caso não queira utilizar ou não tenha conseguido resolver seu problema diretamente com a distribuidora por essa plataforma, veja a seguir como registrar sua reclamação na ANEEL.
Como registrar sua reclamação na ANEEL
Seguir os passos a seguir é a maneira correta e mais ágil de garantir que a ANEEL acompanhe a resolução do problema junto à distribuidora.
1 - Fale com a distribuidora
Quando você tiver algum problema com a distribuidora de energia elétrica, por exemplo, falta de energia, não recebimento de fatura etc., deve reclamar diretamente à distribuidora. Veja as formas de contato.
Ao registrar sua reclamação, a distribuidora deverá fornecer um número de protocolo. Guarde esse número.
2 - Fale com a ouvidoria da distribuidora
Caso o problema não seja solucionado, você deverá entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação.
Ao reclamar na ouvidoria, outro número de protocolo deverá ser fornecido. É importante guardar esse número também.
3 - Fale com a ANEEL
Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, registre sua reclamação na ANEEL por um dos canais:
- Assistente virtual: ChatBot
- Formulário no site da ANEEL
- Aplicativo ANEEL Consumidor
- Telefones 167 e 0800 7270167: seg./sáb., das 8h às 20h
Saiba mais sobre o aplicativo ANEEL Consumidor
O aplicativo ANEEL Consumidor é o canal de atendimento da Agência Nacional de Energia Elétrica aderente às tecnologias atuais e às exigências de um público digital. Por meio dele, você pode registrar Solicitações de Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogios e denúncias), além de acessar seu histórico de demandas na ANEEL e informações importantes sobre o setor elétrico.
ANEEL Consumidor é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. Clique para fazer o download:
Conheça também a Política de Privacidade da Ouvidoria da ANEEL (atualizado em 23/4/2024).