Fontes alternativas de geração de energia elétrica (FA)
Enquadram-se aqui os projetos destinados ao desenvolvimento ou aprimoramento de tecnologias ou sistemas de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e/ou alternativas (energia eólica, solar, maremotriz, hidráulica, biomassa, resíduos sólidos e demais fontes alternativas não consagradas). As aplicações tecnológicas incluem, mas não se limitam, a sistemas fotovoltaicos, geração térmica solar, turbinas eólicas e sistemas de conversão de biomassa em energia elétrica, incluindo, neste último caso, o processamento de matéria-prima, de resíduos e lixo.
Trata-se, portanto, de atividades destinadas a novas tecnologias ou métodos para melhorar o desempenho técnico e a viabilidade econômica de fontes energéticas renováveis e/ou alternativas, incluindo o desenvolvimento de ferramentas analíticas, a obtenção de dados e informações necessárias ao aprimoramento de produtos ou serviços e o aproveitamento de outros gases resíduos de plantas geradoras.
A principal barreira enfrentada por tecnologias de geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas ou não-convencionais é sua inserção competitiva num mercado aberto. Assim, há a necessidade das atividades de P&D perseguirem custos mais competitivos para tais tecnologias. Incluem-se, nessa área, tecnologias de geração de pequeno porte, para aplicação em sistemas isolados, de cogeração ou geração distribuída, novos ciclos de geração, células combustíveis, novas turbinas a gás e utilização de biocombustíveis.
Subtemas Prioritários
- FA01 - Alternativas energéticas sustentáveis de atendimento a pequenos sistemas isolados.
- FA02 - Geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos.
- FA03 - Novos materiais e equipamentos para geração de energia por fontes alternativas.
- FA04 - Tecnologias para aproveitamento de novos combustíveis em plantas geradoras.
- FA0X - Outro.