Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
CONSUMIDOR
Mais de 29 mil consumidores entrevistados, em cerca de 600 municípios, ao longo de um pouco mais de quatro meses. A opinião deles sobre o desempenho das 103 distribuidoras concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil será conhecida no dia 19 de março, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica promoverá o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024. A cerimônia, que será realizada no Auditório I, na sede da ANEEL em Brasília-DF, a partir das 15h, será transmitida ao vivo pelo canal da Agência no YouTube
O prêmio prestigia as empresas que alcançam as melhores colocações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc), apurado anualmente desde 2000. De 9 de julho a 14 de novembro de 2024, 29.275 consumidores foram ouvidos pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública, contratada para a aplicação dos questionários. Durante a pesquisa, os consumidores manifestam o grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas distribuidoras, avaliam a qualidade do fornecimento de energia e dos serviços prestados, além do atendimento e da confiança na distribuidora. Consulte aqui a lista de todos os municípios sorteados e veja também o mapa com a visualização da distribuição desses municípios por todo o território nacional.
Confira a lista de finalistas em 14 categorias:
Categoria de Premiação |
Concessionárias |
Região Norte |
|
Região Nordeste |
|
Região Centro-Oeste acima de 30 mil unidades consumidoras |
|
Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até 30 mil unidades consumidoras |
|
Regiões Sul e Sudeste acima de 30 mil e até 400 mil unidades consumidoras |
|
Região Sudeste acima de 400 mil unidades consumidoras |
|
Região Sul acima de 400 mil unidades consumidoras |
|
Brasil Concessionárias até 400 mil unidades consumidoras |
Todas as distribuidoras concessionárias com mercado residencial até 400 mil unidades consumidoras e com o Iasc igual ou acima de 60 pontos concorrem nessa categoria. |
Brasil Concessionárias acima de 400 mil unidades consumidoras |
Todas as distribuidoras concessionárias com mercado residencial acima de 400 mil unidades consumidoras e com o Iasc igual ou acima de 60 pontos concorrem nessa categoria. |
Maior crescimento concessionárias 2024 / 2023 |
|
Prêmio Brasil Permissionárias 2024 |
Todas as distribuidoras permissionárias com o Iasc igual ou acima de 60 concorrem nessa categoria. |
Permissionárias até 10 mil unidades consumidoras |
|
Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras |
|
Maior crescimento permissionárias 2024 / 2023 |
|
Sobre o Iasc e o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor
O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc) é resultado da pesquisa de satisfação anual realizada pela ANEEL desde 2000, que reflete a opinião dos consumidores sobre os serviços oferecidos pelas distribuidoras, visando estimular a busca constante pela melhoria na prestação de serviços.
Como estímulo adicional, em 2002, a Agência introduziu o Prêmio Iasc, destinado a destacar as distribuidoras mais bem avaliadas na percepção do consumidor. Anualmente, as empresas mais destacadas são agraciadas com um troféu, um certificado e um selo de qualidade, permitindo a incorporação deste último no material de divulgação de cada empresa. Em 2022, essa iniciativa evoluiu para o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor, mantendo os critérios de avaliação.