Notícias
EDUCAÇÃO
Premiação da ONEE está confirmada para 27 de novembro em Brasília
Está chegando o grande dia para os 27 estudantes que alcançaram os melhores resultados na edição 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com coordenação do Instituto Abradee e organização da distribuidora EDP Espírito Santo. Uma cerimônia na manhã de 27 de novembro, no auditório do Sesi Lab em Brasília/DF, terá como ponto alto a entrega das medalhas de ouro e de notebooks aos candidatos com melhor colocação nos 26 estados e no Distrito Federal. Eles são os destaques entre os mais de 263 mil inscritos na ONEE 2024, a primeira edição da competição com participação de todas as distribuidoras do país.
Os 27 estudantes com melhores resultados participarão de uma última etapa da olimpíada, na sede da ANEEL em Brasília, no dia 26 de novembro. Outros oito mil estudantes em todo o país receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os medalhistas estão automaticamente classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025, sem a necessidade de participar da primeira fase da ONC.
De acordo com o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a adesão e o desempenho dos estudantes e professores à ONEE 2024 superaram todas as expectativas. “Cada medalha representa não apenas a dedicação e o conhecimento, mas também o compromisso com um futuro mais eficiente, resiliente e sustentável”, afirmou Feitosa durante anúncio da Reunião Pública da Diretoria da ANEEL nesta terça-feira, 5/11.
Primeiros colocados na Olimpíada Nacional de Energia Elétrica 2024, por estado
Sobre a ONEE 2024
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) é a principal olimpíada do conhecimento relacionada à energia elétrica no país. A edição 2024 recebeu 263,6 mil inscrições de estudantes do 8º e do 9º anos do Ensino Fundamental, de todos os estados do país. As provas e outros desafios foram realizados de 7 a 12 de outubro e o resultado foi anunciado em 25 de outubro.
Os estudantes e professores inscritos tiveram acesso a um curso de formação gratuito em quatro módulos, que abordaram os temas “Consumo eficiente de energia elétrica”, “Eficiência energética dos aparelhos”, “Eficiência energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da energia elétrica”.
A ONEE tem como objetivo engajar estudantes em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo eficiente de energia elétrica. A realização é da Agência Nacional da Energia elétrica e a coordenação é do Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A organização em 2024 é da distribuidora EDP Espírito Santo.