Notícias
FISCALIZAÇÃO
ANEEL atuou na segurança energética da reunião da Cúpula do G20
A fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) esteve presente na organização das reuniões do G20 Social e da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, de 14 a 20 de novembro, para garantir o atendimento com segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica durante os eventos. A equipe da ANEEL, conduzida pelo Gerente Executivo de Fiscalização da Transmissão, Esilvan Cardoso dos Santos, atuou em parceria com setores da infraestrutura nacional para equacionar preventivamente eventuais pontos de fragilidade que pudessem impactar nos eventos, que reuniram chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo e de outros países convidados pelo governo brasileiro.
A Agência, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Operador Nacional do Sistema (ONS), as transmissoras e as distribuidoras participaram dos trabalhos que começaram com reuniões ao longo do ano para a identificação de oportunidades de elaboração de manutenções preventivas e a definição de planos de ação para garantir o atendimento com a segurança e confiabilidade requisitadas pelo evento. Ainda foram traçados planos de contingência para o caso de ocorrências.
A fiscalização da ANEEL solicitou aos agentes padrões adequados de atendimento, inspeções e manutenções preventivas antecipadas e treinamentos que culminaram com o plano de operação elaborado e executado pelo ONS. Essas ações asseguraram que não fossem verificadas intercorrências ao longo do evento. Além do Rio de Janeiro, as ações se estenderam para eventos intermediários que aconteceram nas cidades de Foz do Iguaçu, Manaus, Belém, Brasília, Cuiabá, Salvador, Natal e Maceió.
Os trabalhos foram coordenados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República. Além da ANEEL, segurança pública, telecomunicações e aeroportuário (Exército, Força Aérea, Marinha, Polícia Federal, Polícia Militar do RJ, Polícia Civil do RJ, PRF, Guarda Municipal, CET Rio, ANATEL e ANAC) ficaram de prontidão no Rio de Janeiro buscando identificar precocemente os problemas e encaminhar soluções para situações que pudessem perturbar o bom andamento do G20.