Notícias
INOVAÇÃO
Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI) é aprovado pela ANEEL
Uma gestão da inovação ainda mais robusta e efetiva tem data para começar na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): em 1º de outubro, entra em vigor o Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI ) 2024–2028.
Aprovado nesta terça-feira (19/9) pela diretoria colegiada da Agência, o plano reúne sete temas estratégicos que deverão nortear os portfólios dos projetos dos agentes, com novas oportunidades de investimento. Veja abaixo quais são:
1) modernização e modicidade tarifária;
2) eletrificação da economia e eficiência energética;
3) inovações para transmissão e distribuição e novas tecnologias de suporte (inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e Blockchain);
4) digitalização, padrões, interoperabilidade e cibersegurança;
5) eletricidade de baixo carbono;
6) armazenamento de energia; e
7) hidrogênio.
O plano integra os Procedimentos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROPDI), um guia determinativo de procedimentos dirigidos às empresas reguladas pela ANEEL.
A proposta de aprimoramento do PEQuI foi submetida à Consulta Pública (CP12/2023) de 6 de abril a 22 de maio deste ano, com participação de 59 empresas, entidades do setor e especialistas. O tema também foi debatido em Audiência Pública em Brasília, no dia 10 de maio, com sugestões de 14 instituições. No total, foram 1.679 contribuições recebidas da sociedade.
O objetivo do plano é proporcionar a ampliação e determinar prioridades na produção de inovação no setor de energia elétrica até 2028. Além dos temas estratégicos para investimento, o PEQuI 2024-2028 apresenta indicadores de acompanhamento dos portfólios das empresas com respectivas metas e pesos.