Notícias
Diretores da ANEEL integram debates no evento Agenda Setorial 2023
Com o tema “Perspectivas com o Novo Governo e a Evolução do Mercado”, o Canal Energia promoveu nesta quarta-feira (29/3) a edição de 2023 do evento Agenda Setorial. Representaram a ANEEL na ocasião o diretor Hélvio Guerra e a diretora Agnes da Costa
Essa edição contou com cinco painéis que abordaram pautas relacionadas ao consumidor de energia, ao cenário político, segurança de mercado e outros assuntos pertinentes à agenda do setor elétrico.
Pela manhã, Guerra integrou painel que discutiu a pauta do consumidor de energia para o ano de 2023. “Quando falamos da pauta do consumidor de energia elétrica, não podemos perder de vista a importância de olharmos para cada grupo de consumidores, sejam eles os mais conscientes, os menos informados, os grandes ou pequenos consumidores. E nesse sentido, para que haja equilíbrio, precisamos pensar medidas que tragam benefícios para todos”, apontou Guerra.
O diretor aproveitou a ocasião para destacar os dados de 2022 do ranking de desempenho das distribuidoras. Divulgado nesta quarta pela Agência, o material aponta que a performance das distribuidoras em relação ao fornecimento de energia elétrica em 2022 obteve o melhor resultado desde o apurado em 2000.
Durante a tarde, a diretora Agnes palestrou sobre as prioridades no aperfeiçoamento da formação de preços em 2023. Em sua apresentação, detalhou a evolução da regulação sobre formação de preços desde 2019, destacando que nos últimos anos a ANEEL vem centrando seus esforços no aperfeiçoamento da governança, da comunicação e da transparência da formação de preços.
O evento híbrido também contou com a presença do presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, do diretor de Operação do ONS, Christiano Vieira, da vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Talita Porto, além do assessor da diretoria da ANEEL, Fernando Colli, que integrou, como debatedor, o painel "Evoluindo na segurança do mercado".