Notícias
ANEEL premia as melhores distribuidoras do ano de 2022 na visão do consumidor
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) premiou, na tarde desta quinta-feira (25/5), as distribuidoras de energia elétrica com melhor avaliação na visão do consumidor. Prestigiada por mais de 1.070 pessoas, entre participantes online e presenciais, a cerimônia de entrega do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2022 aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e foi transmitida pelo canal da Agência no YouTube (https://www.youtube.com/user/aneel).
Além dos membros das empresas vencedoras, representando a Diretoria Colegiada da Agência, participaram, os diretores Hélvio Guerra, por meio de vídeo, Ricardo Tili e Fernando Mosna. O evento também contou com a presença do Secretário de Energia Elétrica do MME, Gentil Sá, do Secretário-Executivo do MME, Efrain Cruz, da Diretora do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Cláudia Santos, do Presidente da ABRADEE, Marcos Aurélio Madureira, do Diretor do ONS, Marcelo Prais, do Presidente de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, além de outras autoridades do setor.
Na abertura da cerimônia, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a importância da premiação como estímulo de melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados. “Este evento existe tão somente porque trabalhamos e vivemos o nosso trabalho para o consumidor de energia elétrica. Este é o maior evento do consumidor de energia elétrica do Brasil. Ao longo desses 23 anos, esta pesquisa é realizada pela ANEEL e, continuamente, nós temos observado uma melhora a cada vez que a realizamos. Essa pesquisa melhora aspectos e nos mostra sinais importantes. Precisamos ter a humildade para reconhecê-los e utilizá-los para melhorar o serviço ao consumidor”.
Ainda em sua fala, Sandoval pontuou que o grande desafio, reconhecido pela diretoria colegiada da Agência e acrescentado à Agenda Regulatória 2023-2024, é o de melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor, que espera, além de um serviço contínuo de distribuição, um atendimento ágil e de excelência.
Representando o Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, o Secretário-Executivo do MME Efrain Cruz encerrou o evento parabenizando a Agência pela iniciativa e dizendo que a satisfação do consumidor de energia é o principal foco da atuação do MME no setor elétrico brasileiro. “Universalização, qualidade dos serviços e preços justos para os consumidores são as nossas bandeiras de atuação. Estamos trabalhando vigorosamente para que as distribuidoras de energia elétrica alcancem esses objetivos e primem pela qualidade no atendimento”. Também ressaltou a importância do Prêmio para a valorização das boas práticas relacionadas à qualidade no atendimento, e também a necessidade de essas boas práticas serem disseminadas no setor elétrico.
As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho. Confira a seguir relação das vencedoras em cada categoria.
PERMISSIONÁRIAS |
|
Categoria |
Vencedora |
ATÉ 10 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
CODESAM |
ACIMA DE 10 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
CERTEL |
MAIOR CRESCIMENTO ANUAL |
COOPERNORTE |
BRASIL PERMISSIONÁRIAS – 2022 |
CODESAM |
CONCESSIONÁRIAS |
|
Categoria |
Vencedora |
REGIÃO NORTE |
ENERGISA TOCANTINS |
REGIÃO NORDESTE |
SULGIPE |
REGIÕES SUL E SUDESTE - ACIMA DE 30 MIL ATÉ 400 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
COOPERALIANÇA |
REGIÃO SUDESTE ACIMA DE 400 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
CPFL SANTA CRUZ |
REGIÃO SUL ACIMA DE 400 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
RGE |
MAIOR CRESCIMENTO ANUAL |
DCELT |
REGIÃO SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE ATÉ 30 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
MUX ENERGIA |
BRASIL CONCESSIONÁRIAS ATÉ 400 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
MUX ENERGIA |
BRASIL CONCESSIONÁRIAS ACIMA DE 400 MIL UNIDADES CONSUMIDORAS |
CPFL SANTA CRUZ |
As avaliações sobre o desempenho das 105 concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada entre 5 de julho e 15 de outubro de 2022. Foram aferidas as opiniões de mais de 29 mil consumidores, em 632 municípios. Os consumidores manifestaram seu grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas empresas, avaliam a qualidade do fornecimento de energia e dos outros serviços prestados, além do atendimento e da confiança na distribuidora.