Notícias
ANEEL
ANEEL participa do 25º Prêmio Abradee
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) participou nesta quinta-feira (27/7) da cerimônia do 25º Prêmio Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), que tem por objetivo premiar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia elétrica. A vencedora nacional, na categoria empresas com mais de 500 mil consumidores, foi a Neoenergia Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte). Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, as distribuidoras Neoenergia Elektro, CPFL Paulista. Já na categoria empresas com menos de 500 mil consumidores, a vencedora na categoria Nacional foi a CPFL Santa Cruz, seguida pelas finalistas Energisa Acre, DMED e Santa Maria.
O evento ocorreu no Clube Naval, em Brasília, e contou com a presença de representantes das principais empresas de distribuição de energia elétrica do país, além das lideranças do setor elétrico. A ANEEL foi representada pelo diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa.
O Diretor-Geral parabenizou a Abradee por promover o prêmio e incentivar uma competição saudável que traz bons resultados tanto para o meio corporativo quanto para o consumidor final. “No prêmio Abradee não há perdedores, todos ganham e o maior vencedor é o consumidor de energia, que tem sido respeitado e ouvido ao longo desses 25 anos de prêmio. Nosso dever é melhorar a qualidade do serviço cada vez mais”, destacou Feitosa.
O Diretor também enfatizou a evolução do setor elétrico nas últimas décadas e disse que nos esforços mundiais rumo à transição energética, o setor elétrico tem o potencial de viabilizar a descarbonização dos demais setores produtivos e industriais, como o transporte e a agropecuária. Por fim, reiterou que se há mudanças no modelo energético também há mudanças no perfil do consumidor e é preciso atenção a essas novas demandas. “Nos últimos anos, o consumidor tem assumido um papel ativo, de protagonismo, tem se tornado mais exigente e ciente dos seus direitos e temos a missão de atendê-los. Devemos estar atentos e promover tarifas justas para as gerações atual e futura”, ressaltou Feitosa.
Premiação
A premiação é dividida em dois grupos, para distribuidoras com até 500 mil consumidores e aquelas com mais de 500 mil consumidores em sua área de concessão. No total, as empresas são avaliadas em 13 categorias, sendo quatro delas pelo seu destaque regional (Nordeste, Norte/Centro-Oeste, Sudeste e Sul), destaque nacional, além das práticas de Responsabilidade Socioambiental; Gestão Operacional; Avaliação pelo Cliente; Qualidade da Gestão; Gestão Econômico-Financeira; Evolução do Desempenho e Menção Honrosa à Inovação.