Notícias
ANEEL e SUDENE debatem desenvolvimento da geração de energia no Nordeste
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Danilo Cabral, conversaram nesta quarta-feira (26/7) sobre o potencial de geração de energia elétrica renovável do Nordeste. “Nosso objetivo é criar condições favoráveis para que o mercado de energia renovável na região Nordeste cresça com equilíbrio e permita que, a partir de tarifas justas, a economia local se desenvolva, atraia investimentos e gere emprego e renda”, afirmou Feitosa. O Diretor lembrou que o Nordeste concentra 30 GW de potência instalada de geração em um universo de 190 GW de todo o país.
O superintendente Danilo Cabral reiterou que a SUDENE deseja manter um canal de diálogo com a ANEEL e enfatizou que “o Nordeste já representa 83% da energia limpa do Brasil”. O superintendente ressaltou ainda a necessidade de ampliar a transmissão da energia no Brasil por meio de investimentos.
Acompanhado de superintendentes de áreas técnicas da ANEEL, Feitosa relatou ao dirigente da SUDENE o elevado potencial de investimentos em energia eólica e solar que o Nordeste possui. Segundo ele, o Nordeste liderará nas próximas décadas a expansão de fontes renováveis no país.
O diretor-geral comentou ainda que os resultados dos recentes leilões de transmissão irão contribuir para escoar em torno de 50 GW de energia do Nordeste. Lembrou também que existe a previsão de leilões futuros que serão direcionados para a mesma finalidade. Essas medidas, associadas ao tratamento excepcional aprovado pela ANEEL, que possibilita a rescisão amigável dos contratos de usinas que não têm perspectivas de serem implantadas, liberarão margem para escoamento da geração no Nordeste.