Notícias
CITEENEL
Abertas as inscrições para o CITEENEL 2023
Estão abertas as inscrições para o 11º Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico, o CITEENEL 2023, que será realizado de 25 a 27 de outubro de 2023, em São Luís (MA). As vagas presenciais são limitadas e devem esgotar em breve. A inscrição presencial permite, além do networking com outros profissionais do setor elétrico, o acesso a workshops e visitas técnicas exclusivas. Haverá também a possibilidade de participação virtual. Acesse o site www.citeenel2023.com.br para conferir a programação completa e realizar a inscrição.
Em sua 11ª edição, o CITEENEL tem como tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança” e conta com o apoio da Equatorial Maranhão como organizadora. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater resultados, desafios e oportunidades em pautas como transição energética, digitalização e sustentabilidade. Serão três dias de palestras, painéis, workshops e visitas técnicas em que entusiastas da inovação vão compartilhar conhecimentos e visões de futuro sobre a ótica do ESG.
Sobre o CITEENEL
O CITEENEL, realizado bienalmente pela ANEEL em parceria com as distribuidoras, é o principal canal para discussão dos resultados e impactos dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) regulados pela Agência e implementados pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia.
O evento consiste em uma oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições divulguem as inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos programas de P&D e EE regulados pela ANEEL, além de ser um momento para discussão da regulamentação ora vigente. Também é um canal para discutir as tendências de modernização do setor elétrico, as transformações do mercado de energia, inovação e eficiência energética, entre outros temas.
Sobre o ESG
O termo ESG vem da sigla em inglês para Environmental (Ambiental), Social (Social) and Governance (Governança), e representa um prisma por meio do qual ações dos setores público e privado podem ser priorizadas, implementadas, mensuradas e acompanhadas, com vistas a preservar a perenidade e sustentabilidade dos negócios, das políticas, da sociedade e do mundo.
Entende-se que as políticas públicas, a regulação e os investimentos público e privado em PDI e EE também podem e devem ser analisados sob o enfoque de seus impactos sobre o meio ambiente, o clima e a sociedade, e, ainda, sob a ótica da governança, tão necessária para viabilizar sinergias de esforços por propósitos comuns num ecossistema tão diverso e fluido quanto o da inovação.
Para a construção de sua Agenda Regulatória 2023-2025, a ANEEL propõe sete eixos de atuação alinhados ao conceito de ESG - Combate à Pobreza Energética; Fontes Renováveis; Baixo Carbono; Eficiência Energética; Modicidade e Equilíbrio Tarifário; Segurança Energética; Atividade Empresarial. A elaboração da Agenda está recebendo contribuições dos interessados até o dia 13 de setembro. Saiba mais.