Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ANEEL encerra participação no Citeneel 2021 com debates sobre descentralização e eficiência energética
A décima edição do maior evento sobre inovação do setor elétrico, o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética no Setor Elétrico – Citeenel, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e neste ano organizado pela CPFL Energia, destacou os desafios da digitalização, descentralização e descarbonização. O evento, que começou nesta quinta-feira (2/12) e se encerrou hoje (3/12), foi marcado pelo alto nível dos debates, palestras e painéis apresentados. Veja como foi o primeiro dia do congresso em https://bit.ly/3IgjI4N.
Neste segundo dia do evento, o diretor Hélvio Guerra representou a ANEEL com a moderação da mesa de debates sobre a descentralização no setor elétrico. O diretor da Agência propôs uma discussão sobre o papel do consumidor diante do cenário de descentralização do mercado. “Um desafio sempre traz uma possibilidade de melhorarmos nosso sistema, o nosso desafio agora é identificar o que o consumidor efetivamente quer, o que eles podem fazer e como se comportam diante da evolução tecnológica com a descentralização e abertura de mercado”, questionou Guerra.
Já no debate sobre eficiência energética, a ANEEL foi representada pela assessora da diretoria, Elvira Farias e pelo superintendente da SPE, Paulo Luciano de Carvalho. Os palestrantes abordaram temas como os padrões de eficiência energética brasileira, as necessidades de aprimoramentos e o papel do Programa de Eficiência Energética no processo de adoção de tecnologias e padrões mais eficientes. A mesa contou, ainda, com a participação do diretor-presidente da PSR, Luiz Barroso, pelo responsável por energia e recursos naturais na KPMG Espanha, Dr. Carlos Solé e do diretor de infraestruturas e redes da ERSE, Jorge Esteves.
A mesa de debate que tratou sobre a descarbonização contou com a presença do gerente de engenharia de produtos na Nissan do Brasil que lidera e participa de projetos de desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, Ricardo ABE, da diretora presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, do diretor de estratégia e inovação da CPFL, Renato Povia e do presidente e CEO da SGID, Dr. Yu Jun.
O encerramento do Citeenel 2021 foi marcado por uma palestra ministrada pelo vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Rodrigo Figueiredo, com o tema Esg: um pilar da estratégia empresarial.
O EVENTO
O Citeenel, congresso bienal realizado pela ANEEL com apoio de distribuidoras de energia, é o principal momento para discussão dos resultados e impactos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência e implementado pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia. Neste ano, a CPFL Energia é a responsável pela organização do evento. Ao longo das nove primeiras edições, entre 2001 e 2017, o Citeenel se consolidou como um espaço de divulgação e discussão de inovações tecnológicas no setor elétrico, especialmente a partir dos projetos de eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Neste ano, o tema do evento é “Inovação e Eficiência Energética no setor elétrico do futuro: digitalização, descentralização e descarbonização” e conta com a presença de grandes nomes do setor que contribuem para uma discussão de alto nível. Os debates permitem uma visão geral sobre o setor com um olhar crítico e apurado para o futuro.