Notícias
DISTRIBUIÇÃO
ANEEL assina transferência do controle societário da CEA
A Agência Nacional de Energia Elétrica ( ANEEL), representada pelo diretor-geral André Pepitone, assinou nesta terça-feira (30/11) o Contrato de Concessão 01/2021, que formaliza a transferência de controle societário da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) ao Grupo Equatorial Energia. O Grupo foi o vencedor do leilão de privatização realizado em junho deste ano. Com a assinatura, a empresa assume a responsabilidade de atender mais de 205 mil unidades consumidoras nos 16 municípios do estado do Amapá.
Em sua fala, André Pepitone lembrou que a transferência significa que a CEA passou a ser a “última distribuidora de energia sob o regime de designação”. O diretor-geral classificou o momento como marco histórico. “A atuação da ANEEL, com regras claras, planejamento, transparência, previsibilidade, resulta em investimentos privados em ambiente seguro para a realização de negócios”. Para ele, a segurança no ambiente de negócios “advém da atuação do regulador e a parceria com o ministério de Minas e Energia”. Afirmou que, com os investimentos previstos, haverá “um impulso na economia do estado para gerar empregos e renda e trazer desenvolvimento”.
A secretária executiva do Ministério Marisete Pereira declarou o ato “é um momento ímpar para todos nós. Sabemos que o estado Amapá vai exigir, por parte do Grupo Equatorial Energia, investimentos vultuosos. A entrada do grupo vai contribuir muito para o desenvolvimento do estado”.
A cerimônia contou com a presença do CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda da Paz Júnior; do presidente da CEA, Augusto Borges; do diretor da Equatorial Energia, Tinn Amado; do chefe do departamento de Relações com o governo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDEs), Victor Burns; dos diretores da ANEEL Hélvio Neves Guerra, Sandoval Feitosa, Elisa Bastos e Efrain Cruz, além de superintendentes e técnicos da Agência.