Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ANEEL aprova 14 propostas de Projetos de Eficiência Energética em Hospitais Públicos ou Certificados pelo CEBAS
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou 14 de Projetos de Eficiência Energética (PEE) em Hospitais Públicos ou com Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS, em reunião da Diretoria realizada nesta terça-feira (30/8). Esses projetos foram submetidos à ANEEL por meio da Chamada de Projeto Prioritário de EE nº 003/2021. Ao todo, serão beneficiadas 142 unidades hospitalares, sendo 117 de forma direta por meio de diversas ações de eficiência energética e mais 25 atendidas pela central de Geração Distribuída instalada no município de Jaú (SP), mediante um consórcio de hospitais.
No caso dos hospitais filantrópicos com certificado CEBAS, o principal requisito para a participação na chamada é de que pelo menos 60% dos atendimentos hospitalares sejam realizados pelo SUS.
Todas as unidades consumidoras beneficiadas estão localizadas nas áreas de concessão das empresas proponentes, distribuídas em todas as regiões do País, são elas: Copel Distribuição, CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE Sul Distribuição, Celesc Distribuição, Energisa Acre, Energisa Mato Grosso do Sul, Energisa Paraíba, Energisa Tocantins, Energisa Mato Grosso e Eletrocar.
O investimento de R$ 122 milhões de reais nos hospitais será realizado durante os próximos 4 anos e representa uma economia de energia equivalente ao consumo anual de eletricidade de uma cidade de 25 mil habitantes.
Entre as ações do Projeto Prioritário de EE nº 003/2021, destaca-se a troca de equipamentos e adequação das instalações (lâmpadas, ar-condicionado, usina de oxigênio, autoclave), o treinamento e capacitação da equipe técnica, e a possibilidade de instalação de Geração Distribuída nas unidades hospitalares. Em relação às usinas de geração distribuída, 97 hospitais apresentaram viabilidade e serão beneficiados com a implementação de um sistema de geração de energia elétrica utilizando painéis solares. A potência total das plantas de geração distribuída é de 15.319,20 kWp.
Essas medidas visam promover a redução do desperdício e dos gastos com energia elétrica, aumentando a sustentabilidade financeiras das instituições e possibilitando que os hospitais continuem prestando serviços adequados em benefício da população. A potencial economia de energia representa cerca de 4,8 mil toneladas de dióxido de carbono–equivalente por ano que deixam de ser emitidas na atmosfera pelo sistema elétrico interligado brasileiro. Considerando a perenidade das ações de eficiência energética, o benefício equivale ao plantio de 240 mil árvores.
A ANEEL desenvolveu essa chamada de forma atrativa tanto para os hospitais, como para as distribuidoras de energia elétrica. Para os hospitais, as vantagens incluem a realização de diagnóstico energético pago pelo PEE, a redução de gastos com o consumo de energia elétrica, a operação e manutenção das instalações das unidades consumidoras e melhorais na segurança e no conforto das instalações para o público atendido pelos hospitais e realização. As distribuidoras e consumidores serão beneficiados com a redução da inadimplência e postergação da necessidade de expansão do sistema elétrico nacional.
A partir da aprovação das propostas, as distribuidoras têm um prazo de 10 dias para incluírem os arquivos do projeto ao sistema da OPEE, 80 dias para iniciar a execução do projeto e 36 meses para o término da execução.