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A Cadeia de Valor é a representação gráfica dos processos que geram valor para a sociedade. Ela descreve o valor criado pelo conjunto de processos de alto nível da organização. Além disso, busca resolver os problemas e satisfazer as necessidades dos beneficiários.
Esse instrumento é essencial para a Gestão por Processos na ANEEL, pois norteia a estrutura dos processos, associando-a aos trabalhos que devem ser realizados e aos resultados que devem ser obtidos. Ela também está associada ao Planejamento Estratégico da Agência.
A Cadeia de Valor da ANEEL, revisada em 2022, é composta por trinta e quatro processos de negócio, distribuídos nos seguintes macroprocessos.
Trata da elaboração de intervenções regulatórias considerando as políticas públicas e disposições legais vigentes, amparando-se na qualidade, boa técnica, simplificação, transparência, tempestividade, previsibilidade, impacto regulatório, participação pública, eficiência e inovação, em temas que visem o bom andamento do setor elétrico, incluindo aspectos técnicos, econômicos, tarifários e de mercado.
Possui oito processos de negócio associados à regulação de:
Contribui para o aumento da segurança do abastecimento, para a universalização do acesso aos serviços públicos de energia elétrica e para a modicidade tarifária, por meio da gestão dos contratos de concessões de geração, transmissão e distribuição, dos contratos de permissão de distribuição e das autorizações de geração e transmissão.
O propósito do macroprocesso é concretizar a expansão da oferta de energia elétrica e da infraestrutura de transmissão da rede básica do Sistema Interligado Nacional - SIN e dos Sistemas Isolados – SI, previstas nos planos setoriais e atos do poder concedente.
Possui sete processos de negócio:
Tem como objetivo atuar na fiscalização dos agentes, de forma preventiva e orientada a partir de evidências, com vistas à promoção da conformidade regulatória.
Possui três processos de negócio:
Visa garantir que a sociedade contribua com o processo decisório da ANEEL e se mantenha informada e engajada sobre a atuação da Agência e suas ações regulatórias. Além disso, visa solucionar eventuais conflitos entre agentes do setor elétrico e entre consumidores e esses agentes, bem como manter relacionamento com diferentes atores, em âmbito nacional e internacional, de modo a assegurar os interesses institucionais da Autarquia em benefício da sociedade.
Possui quatro processos de negócio:
Visa dar direcionamento e suporte às atividades de todas as unidades organizacionais para que realizem e concretizem seus processos, promovendo a estratégia, a governança, os recursos necessários e a tomada final das decisões do setor elétrico.
Possui doze processos de negócio: