Sistemas Isolados e com Fontes Intermitentes
A Resolução Normativa nº 1.000/2021 define os procedimentos e condições gerais de fornecimento para dois tipos de sistemas de geração isolada: Microssistema Isolado de Geração e Distribuição de Energia Elétrica (MIGDI) e Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI).
Enquanto os sistemas do tipo MIGDI têm potência instalada total de geração de até 100 kW e atendem mais de uma unidade consumidora por meio de uma microrrede de distribuição, os sistemas do tipo SIGFI atendem apenas uma única unidade consumidora. Ambos os sistemas devem garantir, no mínimo, disponibilidade mensal de energia de 45 a 180 kWh por unidade consumidora, a depender do porte do sistema.
A Agência acompanha os atendimentos realizados e a qualidade do fornecimento dessas unidades consumidoras por meio de relatórios semestrais, os quais são fornecidos pelas distribuidoras.
Esses relatórios reúnem os cadastros das unidades consumidoras contempladas pelos modelos MIGDI e SIGFI em escopo nacional, de acordo com os registros provenientes das respectivas distribuidoras responsáveis. O formato dos dados agrega os resultados de qualidade de cada distribuidora em base semestral.
O painel “Cadastro do Atendimento aos Sistemas Intermitentes e Isolados” apresenta a relação das unidades sob o regime MIGFI e SIGFI, contendo, entre outros atributos mais específicos, as seguintes informações:
- Distribuidora responsável;
- Categoria SIGFI ou MIGDI;
- Código da unidade consumidora;
- Classe, Tensão e Grupo Tarifário, de acordo com a classificação do Módulo 10 do PRODIST;
- Disponibilidade Mensal e tipo de matriz utilizada (para SIGFI);
- Coordenadas geográficas;
Já o painel “Ocorrências do Atendimento aos Sistemas Intermitentes e Isolados” apresenta o registro de ocorrências de cada distribuidora por período semestral, abrangendo as informações requeridas pela norma no que tange o registro de ocorrências no relatório semestral de qualidade:
- Distribuidora responsável;
- Código da unidade consumidora;
- Tipo da ocorrência;
- Duração da ocorrência;
- Fato gerador;
- Prazo de resolução da ocorrência;
Acesse as informações das unidades consumidoras dos Sistemas Isolados e de Fontes Intermitentes.